Publication
O papel mediatizador das tecnologias da informação e comunicação junto dos directores de turma: estudo de caso
dc.contributor.advisor | Carreira, Teresa Pires | |
dc.contributor.author | Guimarães, Rita Pais e Silva dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2013-02-23T11:54:48Z | |
dc.date.available | 2013-02-23T11:54:48Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.description | Dissertação de mest., Ciências da Educação e da Formação (Gestão e Administração Educacional), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2011 | por |
dc.description.abstract | O presente trabalho resulta de um estudo de caso realizado no ano lectivo de 2009/2010 em duas escolas do Ensino Básico do 2º e 3º Ciclos, uma em Avanca e outra em Albufeira e visa compreender as dinâmicas e os contextos de utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação pelos Directores de Turma. No actual panorama educativo português verificámos a existência de muitos trabalhos de investigação relacionados com as Tecnologias da Informação e Comunicação, nomeadamente ao nível da sua aplicação no processo de ensino-aprendizagem, e da sua importância ao nível de questões metodológicas e didácticas, no entanto, constatámos a inexistência de estudos que clarifiquem a relação, a aplicabilidade, o uso e recurso das tecnologias pelos Directores de Turma. Este facto, reforça a importância de realizar a presente investigação. A investigação insere-se numa abordagem descritiva e exploratória envolvendo 40 Directores de Turma, tendo sido utilizado o inquérito por questionário como técnica de recolha de dados. Para a elaboração da estrutura e versão final deste questionário foi levado em consideração a revisão bibliográfica. A primeira parte do trabalho, onde se inclui o enquadramento teórico, está organizada em torno de três capítulos relacionados com a temática da investigação. Na segunda parte é apresentado o estudo empírico, com a explicitação do processo metodológico, apresentação e discussão dos resultados obtidos. O estudo refere, entre outras, as seguintes conclusões: os Directores de Turma consideram as Tecnologias da Informação e Comunicação vantajosas para as suas práticas mas não utilizam todas as suas potencialidades; utilizam maioritariamente o software de gestão administrativa dos alunos para registo da assiduidade e avaliação dos alunos; frequentam bastantes acções de formação na área da Informática, mas de âmbito generalista. Sugere-se, por isso, acções de formação que lhes permita manusear com destreza os diversos softwares disponíveis para a realização das suas tarefas. | por |
dc.identifier.other | 371.13 GUI*Pap Cave | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/2405 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Organização | por |
dc.subject | Tecnologias da informação e comunicação | por |
dc.subject | Director de turma | por |
dc.subject | Formação profissional | por |
dc.subject | Software educativo | por |
dc.title | O papel mediatizador das tecnologias da informação e comunicação junto dos directores de turma: estudo de caso | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.grantor | Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve. | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação e da Formação. Gestão e Administração Educacional | por |