Repository logo
 
Publication

Arte contemporânea no ensino das transformações geométricas

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorGuerreiro, António
dc.contributor.advisorLopes, António Manuel Bernardo
dc.contributor.authorBaptista, Diogo Marques
dc.date.accessioned2016-02-18T15:45:29Z
dc.date.available2016-02-18T15:45:29Z
dc.date.issued2014
dc.date.submitted2014
dc.descriptionDissertação de mestrado, Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014
dc.description.abstractO presente relatório oferece uma reflexão crítica sobre o percurso formativo que decorreu durante a Prática de Ensino Supervisionada, do curso de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, que coincide com os aspetos mais relevantes e elucidativos da experiência profissional. Engloba, ainda, uma componente de investigação desenvolvida na área de Matemática, com respetiva recolha e interpretação de dados. Tendo como tema a Arte Contemporânea no ensino das transformações geométricas, o estudo propõe uma atividade de sala de aula, onde os alunos exploram os esquemas criativos rígidos e controlados na base dos padrões de cinco obras de Nassos Daphnis, às quais doou a sensibilidade e o sentido de geometria natural que cultivou longo dos anos. Existimos num mundo de formas e imagens, onde a Geometria e a Arte compreendem um caso feliz de coexistência. Neste sentido, mais do que otimizar o processo de programação que limita a aprendizagem das isometrias, o estudo procura substituí-lo por práticas interdisciplinares e realistas que privilegiam a inovação, a espontaneidade e a autoexpressão dos alunos e destacam a utilidade da Matemática. Neste estudo, visa-se à compreensão dos quadros mentais dos alunos no que diz respeito à perceção, descrição e representação das transformações geométricas. Assume-se, desta forma, que é possível inferir afirmações válidas e fundamentadas sobre os pensamentos dos alunos numa análise qualitativa, atenta e subjetiva dos dados. Acerca dos resultados do estudo, fica a certeza de que uma ação conjunta entre a Arte e a Geometria, associando elementos visuais e reais a ideias geométricas, não só, contextualiza os conhecimentos matemáticos como promove o amadurecimento do raciocínio, a autonomia inteletual, a criatividade e a imaginação dos alunos.pt_PT
dc.identifier.tid202228380
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/7708
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPráticas de ensino supervisionadopt_PT
dc.subjectInterdisciplinaridadept_PT
dc.subjectGeometriapt_PT
dc.subjectSimetriapt_PT
dc.subjectArtept_PT
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_PT
dc.titleArte contemporânea no ensino das transformações geométricaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório PES Diogo Batista.pdf
Size:
2.27 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: