Publication
Arte contemporânea no ensino das transformações geométricas
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Guerreiro, António | |
| dc.contributor.advisor | Lopes, António Manuel Bernardo | |
| dc.contributor.author | Baptista, Diogo Marques | |
| dc.date.accessioned | 2016-02-18T15:45:29Z | |
| dc.date.available | 2016-02-18T15:45:29Z | |
| dc.date.issued | 2014 | |
| dc.date.submitted | 2014 | |
| dc.description | Dissertação de mestrado, Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014 | |
| dc.description.abstract | O presente relatório oferece uma reflexão crítica sobre o percurso formativo que decorreu durante a Prática de Ensino Supervisionada, do curso de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, que coincide com os aspetos mais relevantes e elucidativos da experiência profissional. Engloba, ainda, uma componente de investigação desenvolvida na área de Matemática, com respetiva recolha e interpretação de dados. Tendo como tema a Arte Contemporânea no ensino das transformações geométricas, o estudo propõe uma atividade de sala de aula, onde os alunos exploram os esquemas criativos rígidos e controlados na base dos padrões de cinco obras de Nassos Daphnis, às quais doou a sensibilidade e o sentido de geometria natural que cultivou longo dos anos. Existimos num mundo de formas e imagens, onde a Geometria e a Arte compreendem um caso feliz de coexistência. Neste sentido, mais do que otimizar o processo de programação que limita a aprendizagem das isometrias, o estudo procura substituí-lo por práticas interdisciplinares e realistas que privilegiam a inovação, a espontaneidade e a autoexpressão dos alunos e destacam a utilidade da Matemática. Neste estudo, visa-se à compreensão dos quadros mentais dos alunos no que diz respeito à perceção, descrição e representação das transformações geométricas. Assume-se, desta forma, que é possível inferir afirmações válidas e fundamentadas sobre os pensamentos dos alunos numa análise qualitativa, atenta e subjetiva dos dados. Acerca dos resultados do estudo, fica a certeza de que uma ação conjunta entre a Arte e a Geometria, associando elementos visuais e reais a ideias geométricas, não só, contextualiza os conhecimentos matemáticos como promove o amadurecimento do raciocínio, a autonomia inteletual, a criatividade e a imaginação dos alunos. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 202228380 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/7708 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Práticas de ensino supervisionado | pt_PT |
| dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_PT |
| dc.subject | Geometria | pt_PT |
| dc.subject | Simetria | pt_PT |
| dc.subject | Arte | pt_PT |
| dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_PT |
| dc.title | Arte contemporânea no ensino das transformações geométricas | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação | |
| thesis.degree.level | Mestre | |
| thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico | pt_PT |
