Repository logo
 
Publication

Estratégias para desenvolver a formação pessoal e social em crianças de idade pré-escolar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorAnica, Aurízia
dc.contributor.authorBatista, Cátia Patrícia Gama
dc.date.accessioned2016-04-15T14:00:25Z
dc.date.available2016-04-15T14:00:25Z
dc.date.issued2014
dc.date.submitted2014
dc.descriptionDissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014
dc.description.abstractO presente relatório intitula-se «Estratégias para desenvolver a Formação Pessoal e Social de crianças em idade pré-escolar» e pretende fazer uma apreciação do trabalho que foi desenvolvido com o grupo de crianças de quatro a seis anos de idade, da Sala das Borboletas do Jardim de Infância O Arco-Íris, de Faro, em torno da Formação Pessoal e Social, mais precisamente das relações interpessoais e da educação para os valores. Este relatório surge para dar resposta a um dos critérios de avaliação da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) que consiste na construção de um relatório de investigação que, neste caso, incide na problemática da Formação Pessoal e Social. As situações de aprendizagem implementadas tiveram como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento pessoal e social das crianças nos âmbitos considerados prioritários detetados na fase de diagnóstico. No projeto intitulado «As Boas Maneiras», optou-se por uma estratégia de investigação-ação que teve como principais participantes dezasseis crianças, a educadora cooperante, a assistente operacional e as duas estagiárias. O primeiro passo da investigação foi reunir informação sobre a situação real do grupo de crianças, tendo sido utilizada para este efeito a observação direta e a observação indireta. Os dados obtidos ao longo de seis semanas foram registados sistematicamente e comparados com as linhas orientadoras da educação pré-escolar, do projeto educativo e do projeto curricular de grupo. Uma vez desenhado o projeto de investigação-ação no âmbito da PES, tendo em vista o desenvolvimento dos valores, atitudes e competências pessoais e sociais identificadas como prioritárias, desenrolou-se a fase de implementação e avaliação do projeto durante quatro meses. Os resultados obtidos evidenciam que o projeto implementado contribuiu para desenvolver a formação pessoal e social, no grupo de crianças envolvido, nos âmbitos considerados prioritários na fase de diagnóstico.pt_PT
dc.identifier.tid202258092
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/8012
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectDesenvolvimento pessoalpt_PT
dc.subjectFormação socialpt_PT
dc.subjectEstratégiaspt_PT
dc.subjectCompetênciaspt_PT
dc.titleEstratégias para desenvolver a formação pessoal e social em crianças de idade pré-escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de Investigação pdf.pdf
Size:
2.33 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: