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Estratégias para desenvolver a formação pessoal e social em crianças de idade pré-escolar
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Anica, Aurízia | |
| dc.contributor.author | Batista, Cátia Patrícia Gama | |
| dc.date.accessioned | 2016-04-15T14:00:25Z | |
| dc.date.available | 2016-04-15T14:00:25Z | |
| dc.date.issued | 2014 | |
| dc.date.submitted | 2014 | |
| dc.description | Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014 | |
| dc.description.abstract | O presente relatório intitula-se «Estratégias para desenvolver a Formação Pessoal e Social de crianças em idade pré-escolar» e pretende fazer uma apreciação do trabalho que foi desenvolvido com o grupo de crianças de quatro a seis anos de idade, da Sala das Borboletas do Jardim de Infância O Arco-Íris, de Faro, em torno da Formação Pessoal e Social, mais precisamente das relações interpessoais e da educação para os valores. Este relatório surge para dar resposta a um dos critérios de avaliação da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) que consiste na construção de um relatório de investigação que, neste caso, incide na problemática da Formação Pessoal e Social. As situações de aprendizagem implementadas tiveram como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento pessoal e social das crianças nos âmbitos considerados prioritários detetados na fase de diagnóstico. No projeto intitulado «As Boas Maneiras», optou-se por uma estratégia de investigação-ação que teve como principais participantes dezasseis crianças, a educadora cooperante, a assistente operacional e as duas estagiárias. O primeiro passo da investigação foi reunir informação sobre a situação real do grupo de crianças, tendo sido utilizada para este efeito a observação direta e a observação indireta. Os dados obtidos ao longo de seis semanas foram registados sistematicamente e comparados com as linhas orientadoras da educação pré-escolar, do projeto educativo e do projeto curricular de grupo. Uma vez desenhado o projeto de investigação-ação no âmbito da PES, tendo em vista o desenvolvimento dos valores, atitudes e competências pessoais e sociais identificadas como prioritárias, desenrolou-se a fase de implementação e avaliação do projeto durante quatro meses. Os resultados obtidos evidenciam que o projeto implementado contribuiu para desenvolver a formação pessoal e social, no grupo de crianças envolvido, nos âmbitos considerados prioritários na fase de diagnóstico. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 202258092 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/8012 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Educação pré-escolar | pt_PT |
| dc.subject | Crianças | pt_PT |
| dc.subject | Desenvolvimento pessoal | pt_PT |
| dc.subject | Formação social | pt_PT |
| dc.subject | Estratégias | pt_PT |
| dc.subject | Competências | pt_PT |
| dc.title | Estratégias para desenvolver a formação pessoal e social em crianças de idade pré-escolar | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação | |
| thesis.degree.level | Mestre | |
| thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
