Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A relação entre os intervenientes em intervenção precoce: o olhar dos profissionais e da família

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Dissertação.pdf5.34 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A Intervenção Precoce é uma área atual, desempenhando um papel fundamental na educação das crianças, potencializando o seu desenvolvimento global, nos diversos domínios: cognitivo, motor, social e emocional. Esta intervenção requer responsabilidade e dedicação, não só dos profissionais, como das famílias. Pretendeuse, como objetivo principal conhecer e analisar a articulação entre os intervenientes que desenvolvem a sua atuação na Intervenção Precoce na Infância, através dos seus testemunhos. Considerou-se importante perceber se estes mantêm uma relação de harmonia, uma equipa coesa, tendo em vista o desenvolvimento integral da criança. Visou analisar-se de que forma a família é inserida no processo educativo dos seus educandos e perceber o que poderá melhorar visando uma intervenção de qualidade destas crianças. Para a realização da investigação optou-se por uma metodologia de caráter qualitativo, com entrevistas semiestruturadas a três educadoras de infância e a uma educadora de Intervenção Precoce. Participaram ainda no estudo cinco famílias de cinco crianças apoiadas, sendo que mãe e pai responderam em conjunto aos inquéritos. Foram ainda utilizadas a pesquisa documental e o diário de campo. Os resultados, analisados através de análise de conteúdo, permitiram concluir que, no geral a relação entre os intervenientes é boa, existe comunicação e partilha de ideias e sugestões, embora os pais sintam uma maior ligação com a educadora de infância. Os profissionais referiram que a pandemia tornou difícil o trabalho conjunto entre as educadoras de infância e a educadora de Intervenção Precoce, levando a uma separação entre a criança a intervencionar e o restante grupo, aquando da intervenção. É referido por todos os entrevistados que deveria haver mais tempo semanal de intervenção. As conclusões foram positivas, embora ainda exista trabalho e esforço a fazer para uma melhor articulação, nomeadamente, com as famílias para a sua total inclusão em todo o processo.
As Early Intervention is a current issue, it plays a fundamental role in the education of children, enhancing their global development, in different domains: cognitive, motor, social and emotional. The intervention requires responsibility and dedication, not only from professionals, but also from families. The main objective was to know and analyze the relation between the participants who develop their role in Early Childhood Intervention, through their testimonies. It was important to understand if they maintain a harmonious relationship, a cohesive group, having in mind the integral development of the child. The study also aimed to analyze how the family is embedded in the educational process of their children and understand what can improve, purposing of a better intervention. To carry out this investigation, a qualitative methodology was chosen, with semi-structured interviews to three kindergarten teachers and also to an Early Intervention educator. Five families of five special need children also participated in the study, in which both parents answered a questionnaire. Researches were done and a field diary was also written. The content analysis and its results allowed us to conclude that, in general, the relationship between the participants is good, there is communication and sharing of ideas and suggestions, although parents feel a higher connection with the kindergarten teacher. The professionals reported that the pandemic made it difficult for the kindergarten educators and the Early Intervention educator to work together leading to a separation between the child to intervene and the group, at the time of the intervention. It is mentioned by all interviewees that there should be more weekly intervention hours. . The conclusions were positive, however, there is still work and effort to be made in order to better bonds, namely, with the families for total inclusion in the whole process.

Description

Keywords

Intervenção precoce Educadora de intervenção precoce Educadora de infância Família Articulação

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License