Repository logo
 
Publication

O feedback no contexto do trabalho entre alunos com o geogebra

dc.contributor.authorPaiva, Júlio
dc.contributor.authorAmado, Nélia
dc.contributor.authorCarreira, Susana
dc.date.accessioned2014-02-13T17:15:50Z
dc.date.available2014-02-13T17:15:50Z
dc.date.issued2013-11
dc.description.abstractApresentamos neste artigo dois episódios relativos a uma experiência de ensino com alunos do 7.º ano onde é dado relevo ao trabalho com o computador na aprendizagem da geometria. Tentamos tirar partido das potencialidades da utilização de um ambiente de geometria dinâmica no processo de ensino/aprendizagem. Focamo-nos no trabalho desenvolvido por um grupo de dois alunos em sala de aula. Este estudo desenvolve-se num contexto de ensino/aprendizagem onde se dá primazia às relações não hierárquicas (interação aluno-aluno). Adotando um modelo co-construtivista damos relevo aos diálogos entre alunos e adotamos uma metodologia qualitativa do tipo interpretativo com o objetivo de perceber o papel e a relevância do feedback entre alunos para a sua aprendizagem, na classificação e na semelhança de triângulos utilizando o Geogebra. A aplicação empírica e a interpretação de um modelo de fases do feedback (Performance; Surgimento de Feedback; Receção de Feedback e Revisão) permite-nos elaborar um conjunto de comentários finais que revelam a importância do feedback para a compreensão e aprendizagem dos alunos.por
dc.identifier.isbn978-989-8525-24-6
dc.identifier.otherAUT: NAM01269; SCA01809
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/3458
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherAPM & Centro de Investigação em Educação, Universidade do Minhopor
dc.subjectFeedback entre alunospor
dc.subjectGeogebrapor
dc.subjectFeedback do computadorpor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectGeometriapor
dc.titleO feedback no contexto do trabalho entre alunos com o geogebrapor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceUniversidade do Minho, Bragapor
oaire.citation.endPage113por
oaire.citation.startPage99por
oaire.citation.titleAtas do XXIV Seminário de Investigação em Educação Matemáticapor
person.familyNameAmado
person.familyNameCarreira
person.givenNameNélia Maria
person.givenNameSusana
person.identifier.ciencia-id0513-03EB-CEDF
person.identifier.ciencia-id471D-177C-9C31
person.identifier.orcid0000-0002-5768-9633
person.identifier.orcid0000-0002-0746-7258
person.identifier.ridA-8872-2014
person.identifier.scopus-author-idID:55086472100
person.identifier.scopus-author-id55092828800
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor
relation.isAuthorOfPublicationdba39ad4-fa0b-4a97-976d-7e5b77f89540
relation.isAuthorOfPublication11243a2f-8ebd-41ff-a343-d48fdc2e58dc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery11243a2f-8ebd-41ff-a343-d48fdc2e58dc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
O feedback no contexto do trabalho entre alunos com o geogebra.pdf
Size:
1.72 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections