Publication
O feedback no contexto do trabalho entre alunos com o geogebra
dc.contributor.author | Paiva, Júlio | |
dc.contributor.author | Amado, Nélia | |
dc.contributor.author | Carreira, Susana | |
dc.date.accessioned | 2014-02-13T17:15:50Z | |
dc.date.available | 2014-02-13T17:15:50Z | |
dc.date.issued | 2013-11 | |
dc.description.abstract | Apresentamos neste artigo dois episódios relativos a uma experiência de ensino com alunos do 7.º ano onde é dado relevo ao trabalho com o computador na aprendizagem da geometria. Tentamos tirar partido das potencialidades da utilização de um ambiente de geometria dinâmica no processo de ensino/aprendizagem. Focamo-nos no trabalho desenvolvido por um grupo de dois alunos em sala de aula. Este estudo desenvolve-se num contexto de ensino/aprendizagem onde se dá primazia às relações não hierárquicas (interação aluno-aluno). Adotando um modelo co-construtivista damos relevo aos diálogos entre alunos e adotamos uma metodologia qualitativa do tipo interpretativo com o objetivo de perceber o papel e a relevância do feedback entre alunos para a sua aprendizagem, na classificação e na semelhança de triângulos utilizando o Geogebra. A aplicação empírica e a interpretação de um modelo de fases do feedback (Performance; Surgimento de Feedback; Receção de Feedback e Revisão) permite-nos elaborar um conjunto de comentários finais que revelam a importância do feedback para a compreensão e aprendizagem dos alunos. | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-8525-24-6 | |
dc.identifier.other | AUT: NAM01269; SCA01809 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/3458 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | APM & Centro de Investigação em Educação, Universidade do Minho | por |
dc.subject | Feedback entre alunos | por |
dc.subject | Geogebra | por |
dc.subject | Feedback do computador | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Geometria | por |
dc.title | O feedback no contexto do trabalho entre alunos com o geogebra | por |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Universidade do Minho, Braga | por |
oaire.citation.endPage | 113 | por |
oaire.citation.startPage | 99 | por |
oaire.citation.title | Atas do XXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática | por |
person.familyName | Amado | |
person.familyName | Carreira | |
person.givenName | Nélia Maria | |
person.givenName | Susana | |
person.identifier.ciencia-id | 0513-03EB-CEDF | |
person.identifier.ciencia-id | 471D-177C-9C31 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5768-9633 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0746-7258 | |
person.identifier.rid | A-8872-2014 | |
person.identifier.scopus-author-id | ID:55086472100 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55092828800 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | conferenceObject | por |
relation.isAuthorOfPublication | dba39ad4-fa0b-4a97-976d-7e5b77f89540 | |
relation.isAuthorOfPublication | 11243a2f-8ebd-41ff-a343-d48fdc2e58dc | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 11243a2f-8ebd-41ff-a343-d48fdc2e58dc |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- O feedback no contexto do trabalho entre alunos com o geogebra.pdf
- Size:
- 1.72 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.61 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: