Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1015.48 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Com o intuito de procurar explicação para compreender alguns dos sintomas que contribuem para a sintomatologia da perturbação obsessiva compulsiva (POC) os investigadores tentaram esclarecer as diferenças entre os conceitos de Incompletude e sensações Not Just Right.
Recentemente, estudos mostram que os sentimentos de Incompletude podem desenvolver sensações Not Just Right, ou experiências desconfortáveis associadas com o ambiente que nos rodeia. As experiências Not Just Right estão associadas com modalidades sensoriais. Estes fenómenos ou experiências sensoriais podem ser definidas como “a sensação de que algo não está como deveria estar”, em torno de nós (Summers, 2014).
À semelhança de outros estados emocionais como a Ansiedade, a Incompletude pode atuar como um traço, estável no tempo e as experiências Not Just Right podem ser um estado, desencadeado em momentos pontuais (Coles, Heimberg, Frost & Steketee , 2005).
Esta investigação teve como principal objetivo estudar a relação entre sentimentos de Incompletude e sensações Not Just Right numa amostra não clínica.
Participaram no estudo 74 indivíduos da população geral, com idades compreendidas entre os 18 e os 60 anos (M = 37.74; DP = 12.38), sendo a maioria do sexo feminino (66.2 %).
Os participantes preencheram um protocolo que inclui um questionário de caraterização sociodemográfica e psicopatológica e provas para descrever sintomatologicamente a amostra (Medidas de Incompletude, Evitação de dano, Ansiedade, Depressão, Traços Obsessivos Compulsivos e Perfecionismo). De seguida foram instruídos para participar numa tarefa tátil, que tinha como objetivo a indução de experiências Not Just Right. Esta tarefa, permitiria avaliar sensações de desconforto, tensão/mal-estar associados à experiência e analisar a relação entre os sentimentos de Incompletude e as sensações Not Just Right produzidas. Antes de realizar a tarefa tátil, foi pedido aos participantes que preenchessem um questionário pré-teste para avaliar o estado emocional prévio à realização da mesma. Posteriormente à realização da tarefa, foi-lhes solicitado que respondessem a um questionário pós-teste e a uma entrevista final acerca das emoções experimentadas e os seus comportamentos durante a experiência. Os resultados mostraram que os indivíduos na condição experimental apresentaram significativamente mais sentimentos de desconforto, tensão e Incompletude após terem sido induzidas as experiências Not Just Right. O que permite concluir que as sensações Not Just Right podem ser induzidas experimentalmente.
Foi ainda possível observar uma relação positiva significativa, embora fraca entre os sintomas Obsessivo-Compulsivos, oPerfecionismo na dimensão Dúvida sobre ações (DA), Incompletude e Evitamento dedanoe sensações Not Just Right, concluindo que estes sintomaspoderiaminfluenciar aos indivíduos que experienciamsensações Not Just Right,.
Uma vez que foram encontradas relações significativas positivas, entre traços Perfeccionistas e Obsessivo-Compulsivos, analisamos o efeito mediador da Incompletude entre estes traços e as sensações Not Just Right. Verificamos que, não existe efeito mediador da Incompletude entre traços Perfeccionistas, traços Obsessivo-Compulsivos e sensações Not Just Right.
Description
Dissertação de mestrado, Psicologia Clínica e da Saúde, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2017
Keywords
Perturbação obsessivo-compulsiva Incompletude Experiências Not Just Right Tarefas in vivo Experiências sensoriais