Publication
Compreender para intervir: um estágio no centro de apoio à família e à comunidade de Monchique
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Borges, Maria Leonor | |
dc.contributor.author | Maio, Catarina Filipa Silva | |
dc.date.accessioned | 2018-06-22T15:04:06Z | |
dc.date.available | 2018-06-22T15:04:06Z | |
dc.date.issued | 2017-11-23 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.description.abstract | O presente relatório de estágio apresenta o trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Social, centrado em dois projetos: o projeto “Sou teu amigo!” e o projeto “Semear a autonomia”. A realização destes projetos procurou dar resposta às necessidades de intervenção junto de dois públicos-alvo diferentes, ambos, objeto de intervenção por parte da entidade de acolhimento. O projeto “Sou teu amigo!” teve como público-alvo os alunos das escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico e teve como objetivos melhorar a interação dos alunos no recreio, incentivar a interajuda, promover a comunicação e o respeito nas relações interpessoais, pretendendo-se prevenir e diminuir condutas de mau comportamento e violência entre alunos. O projeto “Semear a autonomia” centrou-se na intervenção e acompanhamento de duas famílias monoparentais, com o intuito de promover a sua autonomia e responsabilidade individual. O trabalho desenvolvido no decurso do estágio e, em particular, na conceção, desenvolvimento e avaliação dos projetos referidos procurou ir ao encontro das necessidades do CAFC (Centro de Apoio à Família e à Comunidade). O projeto “Sou teu amigo!” abrangeu duas formas de intervenção – em sala de aula e no recreio – em que se aplicaram atividades de quebra-gelo, dinâmicas de intervenção a fim de melhorar a interação entre os pares e, jogos interativos realizados no recreio para que todos os alunos participassem. O projeto “Semear a autonomia” consistiu, essencialmente, em sessões individuais e visitas domiciliárias com o objetivo de desenvolver competência na gestão familiar, parentalidade e no desenvolvimento de projeto pessoal de autonomia. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201931036 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/10710 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Violência na escola | pt_PT |
dc.subject | Mediação | pt_PT |
dc.subject | Formação pessoal e social | pt_PT |
dc.subject | Família monoparental | pt_PT |
dc.subject | Parentalidade e educação social | pt_PT |
dc.title | Compreender para intervir: um estágio no centro de apoio à família e à comunidade de Monchique | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Educação Social | pt_PT |