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Conceção de um projeto para a implementação da Filial / Sucursal da M. Calixto em Portugal

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Abstract(s)

O mercado das rochas ornamentais e de revestimento apresenta notável dinamismo no comércio, de acordo com as evidências evolutivas da produção mundial de 1,5 milhão t/ano, na década de 20, para o patamar atual na ordem de 50 milhões t/ano, proporcionado tanto por novos tipos de utilização deste material na paisagem urbana, quanto em função dos avanços tecnológicos que permitiram o aproveitamento e difusão de diversas rochas anteriormente não comercializadas. O setor das rochas ornamentais foi, nos últimos 50 anos, impulsionado por uma crescente procura de material processado para revestimento e o seu consumo tem sido progressivamente acentuado, resultando, no final da década de 80, num boom deste setor, sendo inclusive este período denominado como a “nova idade da pedra” (Matta, 2003). Considerando o período mais recente, no início deste século, o crescimento económico dos países asiáticos, liderado pela economia chinesa e dos Estados Unidos, gerou uma transformação no mercado mineral mundial, com uma significativa expansão da procura, acompanhada de uma forte elevação dos preços das commodities minerais (Vale, 2007; citado por Cabral Júnior, 2008). O comércio internacional do setor de rochas ornamentais e de revestimento, observando as principais commodities, criou um fluxo comercial total de 20,24 bilhões de dólares em 2015, o equiparado a um volume físico de 59,6 milhões de toneladas. Neste contexto, o Brasil é, atualmente, o quinto maior exportador mundial no setor de rochas ornamentais e de revestimento em termos de volume físico. O país dispõe ainda de capacidade para melhorar a sua posição considerando que a geologia do Brasil favoreceu a formação de jazidas de rochas ornamentais, evidenciando uma rica diversidade de tipos litológicos e de variação cromática, composta também de formações raras e de valorizada cotação comercial (Vidal, 2002). Este resultado está interligado às respostas da procura do mercado norte americano por produtos que apresentam maior valor agregado. O contributo do Brasil para estes resultados foi de 1,21 bilhões de dólares, tornando–se o quinto maior market share mundial, correspondente a 6%, atrás somente da China, Itália, Turquia e Índia. O Brasil obteve aumento no valor unitário médio de suas exportações, subindo de 501,3 dólares por tonelada em 2014, para 520,4 em 2015, valor este consideravelmente superior à média mundial de 339,54. Os 10 principais países exportadores do setor de rochas ornamentais, nomeadamente a China, Itália, Turquia, Índia, Brasil, Espanha, Portugal, Grécia, Egito e Bélgica, responderam a cerca de 85% do fluxo comercial mundial em 2015. Os 9 principais mercados importadores, Estados Unidos, China, Coreia do Sul, Japão, Alemanha, Reino Unido, Índia, Itália, França e Arábia Saudita, absorveram 62,4% do total mundial. Estes resultados revelam a existência de uma concentração do comércio exterior em reduzidos mercados tanto para o fluxo de exportação, como de importação. O comércio internacional de rochas ornamentais e de revestimento é promissor, pois num cenário futuro, estima-se para o ano de 2025, uma produção anual superior a 400 milhões de toneladas, o que representaria cerca de 5 bilhões de metros quadrados por ano, valor cinco vezes superior aos registados nas atuais transações internacionais de rochas ornamentais e de revestimento (Chiodi Filho & Chiodi, 2009). Estas previsões estão ligadas ao estudo do setor nos Estados Unidos, o principal mercado importador mundial de rochas processadas, para o qual é previsto um aceleramento do setor de construção civil nos próximos cinco anos (Timetric, 2015). No Brasil o mercado de rochas ornamentas já atingiu o seu estado de maturação, fazendo com que as pedras sejam praticamente tratadas como commodity. Assim, esse trabalho tem como premissa estudar a viabilidade económica e financeira para que a empresa em questão possa expandir os seus negócios a partir de Portugal e consequentemente atender ao mercado europeu que, de acordo com os dados apresentados ao longo desse estudo, tem um potencial de crescimento agressivo para um novo player de mercado. Portugal faz parte da estratégia de crescimento desta empresa, pela proximidade dos povos e também pela língua, uma vez que há laços históricos e culturais, o que permite a esperança em desenvolver um bom trabalho em território português. Para comunidade académica, fica um registo de um estudo de caso amparado na metodologia disseminada ao longo do programa de mestrado, bem como objeto de estudo de alunos futuros. A concretizar este projeto, espera-se a promoção do comércio bilateral entre as nações, gerando aos portugueses o benefício de novos postos de trabalho, direto e indireto. Relativamente ao povo brasileiro, a realização de um novo cenário de crescimento, com a expansão internacional, tendo seu escritório em Portugal, mas sem deixar de olhar para os demais países da zona do euro.
Ornamental and cladding rocks present a remarkable dynamism in the market, according to the evolutionary evidence of world production of 1.5 million t/year in the 1920s, to the current level of around 50 million t/year, provided both by new types of use of this material in the urban landscape and due to the technological advances that allowed the use and diffusion of several rocks previously not commercialized. In the last 50 years, the sector of ornamental rocks has been driven by a growing demand for processed material for coating and its consumption has been progressively accentuated, resulting in the end of the 80s in a boom of this sector, including this period being called the "new age of stone" (Matta, 2003). Considering the most recent period, in the early 2000s, the economic growth of Asian countries, led by the Chinese economy, and the United States generated a transformation in the world mineral market, with a significant expansion in demand, accompanied by a strong increase in the prices of mineral commodities (Vale, 2007; cited by Cabral Júnior, 2008). International trade in the ornamental and cladding stone sector, observing the main commodities, created a total trade flow of 20.24 billion dollars in 2015, equivalent to a physical volume of 59.6 million tons. In this context, Brazil is currently the world's fifth largest exporter of ornamental and cladding rocks in terms of physical volume. The country also has the capacity to improve its position considering that the geology of Brazil has favored the formation of ornamental rock deposits, showing a rich diversity of lithological types and chromatic variation, also composed of rare formations and valued commercial quotation (Vidal, 2002). This result is intertwined with the demand responses of the North American market for products with higher added value. Brazil's contribution to these results was 1.21 billion dollars, becoming the fifth largest market share in the world, corresponding to 6%, behind only China, Italy, Turkey and India. Brazil obtained an increase in the average unit value of its exports, rising from 501.3 dollars per ton in 2014 to 520.4 in 2015, which is considerably higher than the world average, 339.54. The top 10 exporting countries in the ornamental stone sector, China, Italy, Turkey, India, Brazil, Spain, Portugal, Greece, Egypt and Belgium, accounted for around 85% of world trade flow in 2015. The 9 main importing markets, the United States, China, South Korea, Japan, Germany, the United Kingdom, India, Italy, France and Saudi Arabia, absorbed 62.4% of the world total. These results reveal the existence of a concentration of foreign trade in small markets for both export and import flows. The international trade in ornamental and cladding rocks is promising, since in a future scenario it is estimated that by the year 2025 an annual production of more than 400 million tons, which would represent about 5 billion square meters per year, a value five times higher than those recorded in the current international transactions of ornamental and cladding rocks (Chiodi Filho & Chiodi, 2009). These forecasts are linked to the study of the sector in the United States, the world's main importer of processed rocks, and an acceleration of the civil construction sector is expected in the next five years (Timetric, 2015). In Brazil, the ornamental stone market has already reached its maturation state, making the stones practically treated as a commodity. Thus, this work aims to study the socio-economic viability so that the company in question can expand its business from Portugal and consequently serve the European market that according to the data presented throughout this study, has a potential for growth. aggressive to a new market player. Portugal is part of the growth strategy because of the proximity of the peoples and also the language, since there are historical and cultural ties, which allows a perspective to develop a good work in Portuguese territory. For the academic community, there is a record of a scientific study based on the methodology disseminated throughout the master's program, as well as object of study of future students. In addition, it would strengthen bilateral trade between nations, giving the Portuguese the benefit of having new jobs that would be created with the expansion of the company. To the Brazilian people a new scenario of growth, with international expansion, having its office in Portugal, but if we stop looking at the other countries of the euro zone.

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Commodity Viabilidade económica Estratégia Ornamentais Revestimento

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