Memórias da formação nos primórdios da Escola do Magistério Primário de Faro

A formação de professores nas escolas do magistério primário procurou compatibilizar o inquestionável ideal educativo «humano» e «nacional» do Estado Novo com os princípios da «Escola Nova», criando uma margem de autonomia que os atores sociais usaram dando origem à construção de culturas organizacionais específicas. Pretende-se neste texto identificar as características específicas da cultura da Escola do Magistério Primário de Faro na primeira década do seu funcionamento e a relação desta escola com a transformação sociocultural da região no mesmo período, para isso recorrendo, entre outras fontes, a memórias escritas e orais de estudantes e de docentes desta instituição.

Memória Formação de professores Escola do Magistério Primário Faro

ANICA, Aurízia (2012) «Memórias da Formação nos Primórdios da Escola do Magistério Primário de Faro». Paula Godinho (coord.) Usos da Memória e Práticas do Património. Lisboa, Colibri