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Realidade aumentada e gamificação. Desenvolvimento de aumentações num manual escolar de educação musical

dc.contributor.authorGomes, Cristina
dc.contributor.authorFigueiredo, Mauro
dc.contributor.authorBidarra de Almeida, José
dc.contributor.authorGomes, José
dc.date.accessioned2017-03-24T14:08:06Z
dc.date.available2017-03-24T14:08:06Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractO tema proposto nesta comunicação versa a problemática da introdução de estratégias de gamificação em contextos de aprendizagem formal por meio de objetos didáticos tecnológicos mediados por livros aumentados, sugerindo uma parceria simbiótica entre o livro tradicional em formato de papel e uma abordagem pedagógica que se atualiza ao incorporar os mecanismos próprios dos jogos de vídeo. O estudo que aqui se apresenta teve como principal objetivo validar ou inferir a hipótese suportada pela nossa observação de que o emprego destes artefactos e estratégias aportam ganhos à instrução, constituindo profícuas ferramentas pedagógicas. No decurso da pesquisa tentamos apreender os fenómenos investigados no contexto em que ocorreram, pelo que adotamos uma abordagem metodológica qualitativa de génese construtivista, com especial incidência numa tipologia de investigação desenvolvimento (development research). Utilizamos em concomitância a metodologia de estudo de caso, nas vertentes descritiva e interpretativa, para caracterizar a utilização dos objetos protótipos desenvolvidos num projeto real, com condições não simuladas. Este artigo sintetiza um estudo de caso realizado no âmbito de uma investigação de tese de doutoramento pelo que os resultados relativos à pesquisa efetuada serão apresentados e discutidos, ponderando-se as possíveis ilações a partir dos dados recolhidos.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-972-95595-9-4
dc.identifier.otherAUT: MFI01071;
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/9113
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, LabTEpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://ejml2016.fpce.uc.pt/index.htmpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectGamificaçãopt_PT
dc.subjectRealidade aumentadapt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectEstudo de casopt_PT
dc.titleRealidade aumentada e gamificação. Desenvolvimento de aumentações num manual escolar de educação musicalpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCoimbrapt_PT
oaire.citation.endPage460pt_PT
oaire.citation.startPage448pt_PT
oaire.citation.title3.ª edição do «Encontro sobre Jogos e Mobile Learning»pt_PT
person.familyNameFigueiredo
person.givenNameMauro
person.identifier.ciencia-id2F1E-E93D-B252
person.identifier.orcid0000-0001-9394-4868
person.identifier.scopus-author-id22333823900
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication3bcfae6f-f5b9-4eb6-b12e-6d25f2865305
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery3bcfae6f-f5b9-4eb6-b12e-6d25f2865305

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