Repository logo
 
Publication

Inteligência artificial na avaliação tradicional: aquisição de conhecimento vs Prompt Engineering

dc.contributor.authorEstêvão, João Manuel Carvalho
dc.contributor.authorEstêvão, Maria Dulce da Mota Antunes de Oliveira
dc.date.accessioned2025-04-21T11:55:34Z
dc.date.available2025-04-21T11:55:34Z
dc.date.issued2023-07en_US
dc.date.updated2025-04-15T14:52:06Z
dc.description.abstractNo atual contexto do desenvolvimento da inteligência artificial (IA), e da sua ampla divulgação pelo público em geral, este trabalho pretendeu testar as capacidades das atuais ferramentas de IA na resolução de testes escritos, e perceber quais as competências a adquirir neste contexto de avanço tecnológico. Para isso, foram resolvidos três exames de uma unidade curricular (UC) de Bioquímica, de forma sequencial, por um utilizador do ChatGPT, com experiência em IA, mas sem conhecimentos de Bioquímica. As provas foram corrigidas pela docente da UC, tal como corrigidas para os alunos, tendo as correções sido disponibilizadas ao utilizador do ChatGPT, antes da realização da prova seguinte. Desta forma, foi possível melhorar as instruções utilizadas no ChatGPT, para melhorar a qualidade das respostas. Os resultados mostram que foi possível obter classificações superiores às classificações obtidas pelos alunos, apenas com o recurso ao ChatGPT e sem qualquer conhecimento sobre as matérias avaliadas. Pode concluir-se que a qualidade das instruções fornecidas (prompts) são um dos fatores determinantes para a obtenção de respostas mais corretas quando se utiliza este tipo de ferramentas e que poderá ser o momento para equacionar a integração progressiva e controlada das tecnologias da IA nos novos modelos de formação.por
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.identifier.isbn978-989-9127-67-8
dc.identifier.slugcv-prod-3309009
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/27060
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherUniversidade do Algarve Editora
dc.relation.hasversionhttps://cnappes.org/files/2023/07/Livro-de-Resumos-Cnappes-v8.pdf
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectInteligência artificialen_US
dc.subjectChatGPTen_US
dc.subjectAvaliaçãoen_US
dc.subjectPrompt Engineeringen_US
dc.titleInteligência artificial na avaliação tradicional: aquisição de conhecimento vs Prompt Engineeringpor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferenceDate2023-07
oaire.citation.conferencePlaceFaro
oaire.citation.endPage80
oaire.citation.startPage73
oaire.citation.titleLivro de Atas do 9.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameEstêvão
person.familyNameEstêvão
person.givenNameJoão Manuel Carvalho
person.givenNameMaria Dulce da Mota Antunes de Oliveira
person.identifierLh0jYe0AAAAJ&hl
person.identifierI-4695-2014
person.identifier.ciencia-id001A-8761-A164
person.identifier.ciencia-id881B-53E8-0DB1
person.identifier.orcid0000-0002-7356-9893
person.identifier.orcid0000-0002-7151-8363
person.identifier.scopus-author-id56268965500
person.identifier.scopus-author-id8381590400
rcaap.cv.cienciaid001A-8761-A164 | João Manuel Carvalho Estêvão
rcaap.rightsopenAccessen_US
relation.isAuthorOfPublication39e5f28b-fdf6-4823-b622-87f4177dd013
relation.isAuthorOfPublication67887883-2695-48cc-8221-aa46780ac143
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery39e5f28b-fdf6-4823-b622-87f4177dd013

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
CNaPPES23-49557-artigo_InteligA_ncia_artificial_Final.pdf
Size:
692.31 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.49 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: