Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Inteligência artificial na avaliação tradicional: aquisição de conhecimento vs Prompt Engineering

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

No atual contexto do desenvolvimento da inteligência artificial (IA), e da sua ampla divulgação pelo público em geral, este trabalho pretendeu testar as capacidades das atuais ferramentas de IA na resolução de testes escritos, e perceber quais as competências a adquirir neste contexto de avanço tecnológico. Para isso, foram resolvidos três exames de uma unidade curricular (UC) de Bioquímica, de forma sequencial, por um utilizador do ChatGPT, com experiência em IA, mas sem conhecimentos de Bioquímica. As provas foram corrigidas pela docente da UC, tal como corrigidas para os alunos, tendo as correções sido disponibilizadas ao utilizador do ChatGPT, antes da realização da prova seguinte. Desta forma, foi possível melhorar as instruções utilizadas no ChatGPT, para melhorar a qualidade das respostas. Os resultados mostram que foi possível obter classificações superiores às classificações obtidas pelos alunos, apenas com o recurso ao ChatGPT e sem qualquer conhecimento sobre as matérias avaliadas. Pode concluir-se que a qualidade das instruções fornecidas (prompts) são um dos fatores determinantes para a obtenção de respostas mais corretas quando se utiliza este tipo de ferramentas e que poderá ser o momento para equacionar a integração progressiva e controlada das tecnologias da IA nos novos modelos de formação.

Description

Keywords

Inteligência artificial ChatGPT Avaliação Prompt Engineering

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade do Algarve Editora

CC License