Repository logo
 
Publication

Representações sociais de professores sobre o envolvimento parental em famílias com crianças com necessidades educativas especiais

dc.contributor.advisorNunes, Cristinapor
dc.contributor.authorVargues, Paula Idalete Dias
dc.date.accessioned2012-03-28T13:13:03Z
dc.date.available2012-03-28T13:13:03Z
dc.date.issued2011
dc.descriptionDissertação de mest., Psicologia da Educação (Necessidades Educativas Especiais), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2011por
dc.description.abstractA presente investigação visa conhecer as representações de Professores que leccionam no Primeiro Ciclo do Ensino Básico sobre o Envolvimento Parental, em famílias com crianças com necessidades educativas especiais. A metodologia utilizada neste estudo é de natureza quantitativa e qualitativa. Neste sentido, utilizámos para a recolha de dados, primeiro o Questionário de Envolvimento Parental na Escola, de Pereira et al (2003). Numa segunda fase usámos entrevistas, seleccionando aleatoriamente os participantes. As representações dos professores da presente investigação incidem em três modalidades de envolvimento: envolvimento parental em actividades de aprendizagem em casa; comunicação entre escola e a família; envolvimento da família em actividades na escola. Relativamente ao envolvimento parental em actividades de aprendizagem em casa as famílias mantêm-se informadas acerca das aprendizagens e procuram ajudar os filhos na realização dos trabalhos de casa. No entanto, verifica-se um menor envolvimento na continuidade das actividades escolares em casa. No que diz respeito à comunicação entre escola e a família esta é considerada de aberta e recíproca. As famílias comunicam frequentemente com os professores, quer diariamente, quer em reuniões. Relativamente ao envolvimento parental em actividades na escola as famílias envolvem-se com maior facilidade quando são solicitadas pela escola. De acordo com as representações dos professores, da presente investigação, as famílias envolvem-se no contexto escolar, sendo a comunicação um factor importante para este envolvimento.por
dc.identifier.other373.2 VAR*Rep Cave
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/979
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectEnvolvimento parentalpor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectNecessidades educativas especiaispor
dc.subjectFamíliaspor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectPrimeiro Ciclo do Ensino Básicopor
dc.titleRepresentações sociais de professores sobre o envolvimento parental em famílias com crianças com necessidades educativas especiaispor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociaispor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educação. Especialização em Necessidades Educativas Especiaispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 5 of 12
No Thumbnail Available
Name:
Capa.pdf
Size:
58.85 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Capa
No Thumbnail Available
Name:
Dedicatória.pdf
Size:
5.58 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Dedicatória
No Thumbnail Available
Name:
Agradecimentos.pdf
Size:
6.37 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Agradecimentos
No Thumbnail Available
Name:
Resumo.pdf
Size:
43.49 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Resumo
No Thumbnail Available
Name:
Abstract.pdf
Size:
51.25 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Abstract
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: