Caracterização das águas pluviais da cidade de Faro

Numa cidade mediterrânica como a cidade de Faro, a gestão integrada dos recursos hídricos assume particular importância. A cidade está sujeita a inundações urbanas provocadas por fenómenos de forte precipitação, ocorrências que se prevê que aumentem em frequência e intensidade, nomeadamente num cenário de alterações climáticas. Nestas situações, mais do que nos cenários de precipitação normal, a poluição difusa daí decorrente pode constituir uma importante ameaça para os ecossistemas naturais envolventes das cidades, neste caso o Parque Natural da Ria Formosa. A Diretiva 2000/60/CE vigente no espaço europeu para a gestão da água, realça a importância da tomada de ações potenciadoras da proteção dos ecossistemas e da melhoria do seu estado de conservação. Num ambiente urbano a poluição associada às águas pluviais será, neste sentido, da maior relevância. Neste trabalho pretendeu-se monitorizar as águas pluviais durante o ciclo hidrológico de 2014/2015 na cidade de Faro. Os dados de precipitação foram recolhidos numa estação meteorológica situada na cidade. A metodologia utilizada baseou-se na recolha de amostras de águas pluviais em várias fases do ciclo hidrológico, em locais de descarga representativos das principais bacias de escoamento da cidade, e após eventos de precipitação suficientemente intensos para que exista arrastamento de poluentes. A monitorização da qualidade das águas pluviais foi efetuada através da quantificação de SST, CQO, CBO5, NT, PT, pH, Condutividade, Ni, Cd, Pb, Zn, Hidrocarbonetos Totais e E. Coli. A informação recolhida foi sujeita a análise e tratamento estatístico, permitindo obter conclusões que se consideram importantes.

Dissertação de mestrado,Engenharia do Ambiente, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade do Algarve, 2015

Engenharia do ambiente Zonas urbanas Águas pluviais Poluição da água Alterações climáticas Metais pesados