Publication
Promoting parental support and vocational development of 8th grade students
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Gamboa, Vitor | |
dc.contributor.author | Simões, Elizabeth Rosa Alexandre | |
dc.date.accessioned | 2016-04-14T14:22:35Z | |
dc.date.available | 2016-04-14T14:22:35Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.description | Dissertação de mestrado, Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2014 | |
dc.description.abstract | Ao longo das últimas décadas, tem-se verificado a influência imanente do envolvimento dos pais/cuidadores quanto ao desenvolvimento da carreira dos seus filhos adolescentes (Pinto & Soares, 2001). Os pais ou cuidadores são considerados como sendo as principais fontes de suporte aos processos de envolvimento na exploração e na tomada de decisão de carreira, principalmente em períodos de transição, como será o caso da mudança entre ciclos de estudos (e.g., Dietrich, Kracke, & Nurmi, 2011). Assim sendo, os adolescents procuram maiortariamente a ajuda e orientação dos seus pais/cuidadores, principalmente quando se deparam com situações relacionadas com as escolhas educacionais (e.g., Hara & Burke, 1998; Catsambis, 1999; Desimone, 1999; Stewart, 2007; Egbert & Salsbury, 2009; Topor, Keane, Shelton, & Calkins, 2010; Khan & Siraj, 2012; Wilder, 2013), muito particularmente com a consideração das alternativas existentes no campo vocacional (e.g., Dietrich & Kracke 2009; Dietrich et al., 2011; Hargrove, Creagh & Burgess, 2002; Schultheiss, 2007; Paloş & Drobot, 2010; Kracke, 1997). O apoio dos pais é considerado um aspecto essencial para promover o desenvolvimento da carreira nos jovens, uma vez que este apoio serve para reforçar e actualizar a auto-eficácia destes em relação às atividades de exploração vocacional, bem como nos domínios relacionadas com a tomada de decisão (Hangrove et al., 2002; Bryant, Zvonkovic & Reynolds, 2006; Dietrich & Krack, 2009; Stringer & Kerpelman, 2010; Noack, Kracke, Gniewosz, & Dietrich, 2010; Dietrich, et al., 2011). Para estudar a influência que os pais têm sobre o desenvolvimento vocacional de seus filhos, uma intervenção foi implementada - uma atividade de pais e filhos designadas de dilemas, com o objetivo de envolver ativamente os pais no desenvolvimento dos processos vocacionais de exploração e de tomada de decisão dos filhos. Medidas como, o suporte parental percebido, a exploração da carreira, a auto-eficácia, e indecisão vocacional foram estudados numa amostra de 78 alunos do 8º ano. Recorreu-se a um desenho quasi-experimental, pré-teste/pós-teste com grupos não-equivalentes. A recolha de dados foi feita através de de questionário, a primeirra parte, constituida por um campo dedicado aos dados sociodemográficos (genero, idade, escolaridade dos pais, aspirações), sendo a segunda parte constituída por 4 escalas (a escala do suporte parental percebido, a escala de decisão da careira – utilizando a seção da indecisão na última escala, a escala da exploração da careira e a escala da autoeficácia na tomada de decisão). Globalmente, esperávamos que, por um lado, o envolvimento parental, em virtude da intervenção vocacional, teria um impacto positivo na autoeficácia e no envolvimento nas atividades relacionadas a exploração e, por outro lado, surgisse associado a uma diminuição da indecisão. Os resultados indicaram que a intervenção teve um impacto positivo e significativo em relação à variável de exploração do meio. As analises de correlação apontam para o facto de quando o adolescent percebe que o seu pai/cuidador mostra interesse nas opções e preparação de carreira do seu filho, existe um aumento nas actividades explorátorias por parte do seu filho (Kracke, 1997; Paloş & Drobot, 2010; Noack, et al., 2010; Hirschi, Niles, & Akos, 2011). Por sua vez, observou-se uma associação negativa entre suporte percebido e indecisão da carreira (e.g., Dietrich and Kracke, 2009). | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202139310 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/7999 | |
dc.language.iso | eng | pt_PT |
dc.subject | Psicologia da educação | pt_PT |
dc.subject | Suporte parental | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento da carreira | pt_PT |
dc.subject | Intervenção | pt_PT |
dc.subject | Atividades | pt_PT |
dc.title | Promoting parental support and vocational development of 8th grade students | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve.Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia da Educação | pt_PT |