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Relatório de Estágio em E.R.P.I. A integração do adulto maior nos cuidados de longa duração: O papel do plano individual do utente

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Este relatório, tem como propósito, apresentar as linhas metodológicas aplicadas na concretização de um estágio curricular na área da Gerontologia Social, realizado na Associação Cegonha Branca, mais concretamente na valência de Lar, sediada na freguesia de Altura no concelho de Castro Marim. Com o aumento da esperança média de vida, e, por conseguinte, o aumento do número de pessoas idosas, a procura de respostas sociais tende a aumentar, nomeadamente as Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI). A admissão de uma pessoa idosa numa instituição é um processo complexo e faseado. Neste sentido é de grande importância a realização de um Plano Individual (PI), “instrumento formal que visa organizar, operacionalizar e integrar todas as respostas às necessidades, expectativas e potenciais de desenvolvimento identificadas em conjunto com o cliente” (Segurança Social, 2011). O estágio curricular, foi crucial no processo de construção e enquadramento deste relatório, com a finalidade de procurar analisar o caráter potencialmente estratégico que os critérios de construção do Plano Individual (PI) do cliente, assumem na otimização dos serviços prestados pelas organizações, concretamente a sua estrutura bem como definir o caminho a seguir. Neste sentido o trabalho de investigação desenvolvido, foi repartido por etapas: realização de um diagnóstico a todos os processos individuais, com o intuito de constatar a existência e composição da estrutura do PI utilizado, realização de entrevistas semiestruturadas a elementos da equipa multidisciplinar a exercer funções na ERPI, com o intuito de perceber o nível de conhecimento, parecer, utilidade diária e intervenção dos PI’s nas tarefas do quotidiano diário da instituição. Face aos resultados obtidos, constatou-se a inexistência de PI nos processos individuais dos clientes, no entanto, todos os colaboradores entrevistados foram unânimes no parecer da sua importância na otimização dos serviços. Neste sentido, foi realizada uma proposta de PI, enquadrada e direcionada às especificidades e recursos da ERPI e dos seus clientes.
This report aims to present the methodological approaches applied in the implementation of a curricular internship in the field of Social Gerontology, carried out at the Cegonha Branca Association, specifically in the Nursing Home service, located in the parish of Altura in the municipality of Castro Marim. With the increase in life expectancy and, consequently, the growing number of elderly people, the demand for social responses tends to rise, particularly for Residential Structures for the Elderly (ERPI). The admission of an elderly person into an institution is a complex and phased process. In this sense, the creation of an Individual Plan (IP) is of great importance, as it is "a formal instrument aimed at organizing, operationalizing, and integrating all responses to the needs, expectations, and potential for development identified together with the client" (Social Security, 2011). The curricular internship was crucial in the process of constructing and framing this report, with the purpose of analyzing the potentially strategic nature that the criteria for constructing the client's Individual Plan (IP) assume in optimizing the services provided by organizations, specifically their structure, as well as defining the path to follow. In this sense, the research work developed was divided into stages: conducting a diagnosis of all individual processes, in order to verify the existence and composition of the IP structure used; conducting semi-structured interviews with members of the multidisciplinary team working at the ERPI, in order to understand the level of knowledge, opinion, daily usefulness, and intervention of IPs in the daily tasks of the institution. Based on the results obtained, it was found that there was no IP in the individual processes of the clients. However, all the employees interviewed unanimously agreed on the importance of the IP in optimizing services. In this sense, a proposal for an IP was made, framed and directed to the specificities and resources of the ERPI and its clients.

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Envelhecimento Institucionalização Qualidade Plano Individual

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