Repository logo
 
Publication

Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos

dc.contributor.authorSantos, Leonor
dc.contributor.authorMoreira, Darlinda
dc.contributor.authorMenezes, Luís
dc.contributor.authorOliveira, Isolina
dc.contributor.authorPonte, João Pedro da
dc.contributor.authorMartins, Cristina
dc.contributor.authorGuerreiro, António
dc.contributor.authorCunha, Helena
dc.contributor.authorDuarte, José
dc.contributor.authorMartinho, Helena
dc.contributor.authorPinto, Hélia
dc.contributor.authorMenino, Hugo
dc.contributor.authorVarandas, José Manuel
dc.contributor.authorVeia, Luciano
dc.contributor.authorViseu, Floriano
dc.date.accessioned2013-01-24T14:47:54Z
dc.date.available2013-01-24T14:47:54Z
dc.date.issued2008
dc.description.abstractEste artigo procura estudar o conhecimento profissional sobre os alunos de professores de Matemática e de professores do 1.º ciclo do ensino básico em início de carreira. Na sua base está um trabalho colectivo realizado por formadores de instituições de ensino superior em Portugal, preocupados em melhorar a qualidade da formação inicial dos professores em especial no que se refere à Didáctica da Matemática. A metodologia, de natureza qualitativa e interpretativa, envolveu a realização de 13 estudos de caso. Entre os principais resultados obtidos destacamos a tendência dos jovens professores para apreciar de forma positiva os seus alunos, transmitindo elevadas expectativas sobre o seu desempenho. A concretização dessas expectativas parece estar relacionada com a importância que dão ao seu papel. Apontam dificuldades de aprendizagem essencialmente de natureza transversal, situando-se sobretudo na linguagem matemática, no raciocínio e na resolução de problemas. As concepções que os alunos têm sobre a Matemática estão ausentes no discurso dos professores. Reconhecem que as características do ambiente de sala de aula são um factor importante para a aprendizagem. A diversidade entre turmas e entre os alunos, embora referenciada, constitui em diversos casos uma dificuldade para o processo de ensino e aprendizagem.por
dc.identifier.citationSantos, L., Moreira, D., Menezes, L., Oliveira, I., Ponte, J. P. Martins, C., Guerreiro, A., Cunha, H., Duarte, J., Martinho, H., Pinto, H., Menino, H., Varandas, J. M., Veia, L., & Viseu, F. (2008). Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos. Revista de Educação, 16(2), 33-64.por
dc.identifier.issn0871-3928
dc.identifier.otherAUT: AGU01063; LVE00230;
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/2122
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectConhecimento profissional sobre os alunospor
dc.subjectEnsino da Matemáticapor
dc.subjectAtitudespor
dc.subjectDiversidadepor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectExpectativaspor
dc.titleConhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunospor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.endPage64por
oaire.citation.issue2por
oaire.citation.startPage33por
oaire.citation.titleRevista de Educaçãopor
oaire.citation.volume16por
person.familyNameGuerreiro
person.familyNameVeia
person.givenNameAntónio
person.givenNameLuciano
person.identifier.ciencia-id3115-78B7-C4A9
person.identifier.ciencia-id6A1C-7E54-64F1
person.identifier.orcid0000-0002-4711-4270
person.identifier.orcid0000-0001-8727-8985
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublicationd6c46a9f-b543-40bb-af39-bf7b57adb6db
relation.isAuthorOfPublication79ce65b8-60c1-4bea-b06e-7a674bb9d677
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryd6c46a9f-b543-40bb-af39-bf7b57adb6db

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Conhecimento profissional REducação 2008.pdf
Size:
392.86 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: