Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Conhecimento profissional REducação 2008.pdf392.86 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Este artigo procura estudar o conhecimento profissional sobre os alunos de professores de Matemática e de professores do 1.º ciclo do ensino básico em início de carreira. Na sua base está um trabalho colectivo realizado por formadores de instituições de ensino superior em Portugal, preocupados em melhorar a qualidade da formação inicial dos professores em especial no que se refere à Didáctica da Matemática. A metodologia, de natureza qualitativa e interpretativa, envolveu a realização de 13 estudos de caso. Entre os principais resultados obtidos destacamos a tendência dos jovens professores para apreciar de forma positiva os seus alunos, transmitindo elevadas expectativas sobre o seu desempenho. A concretização dessas expectativas parece estar relacionada com a importância que dão ao seu papel. Apontam dificuldades de aprendizagem essencialmente de natureza transversal, situando-se sobretudo na linguagem matemática, no raciocínio e na resolução de problemas. As concepções que os alunos têm sobre a Matemática estão ausentes no discurso dos professores. Reconhecem que as características do ambiente de sala de aula são um factor importante para a aprendizagem. A diversidade entre turmas e entre os alunos, embora referenciada, constitui em diversos casos uma dificuldade para o processo de ensino e aprendizagem.

Description

Keywords

Conhecimento profissional sobre os alunos Ensino da Matemática Atitudes Diversidade Aprendizagem Expectativas

Citation

Santos, L., Moreira, D., Menezes, L., Oliveira, I., Ponte, J. P. Martins, C., Guerreiro, A., Cunha, H., Duarte, J., Martinho, H., Pinto, H., Menino, H., Varandas, J. M., Veia, L., & Viseu, F. (2008). Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos. Revista de Educação, 16(2), 33-64.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License