Repository logo
 
Publication

A influência do comportamento assertivo dos professores na relação pedagógica

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorJesus, Saul Neves de
dc.contributor.authorHilário, Ana Maria Machado
dc.date.accessioned2019-01-03T10:10:12Z
dc.date.available2019-01-03T10:10:12Z
dc.date.issued2004
dc.date.submitted2004
dc.description.abstractTendo em conta as investigações recentes, no campo da importância das emoções na comunicação e no relacionamento interpessoal, e o desenvolvimento do comportamento assertivo nos meios profissional e empresarial, pretendemos com este trabalho apresentar um estudo exploratório sobre a influência da aquisição de competências de assertividade, no meio escolar, nomeadamente, na profissão docente. Recorrendo a uma metodologia quantitativa, procedemos à validação de um modelo de investigação. Foi elaborado um questionário e aplicado a uma amostra de duzentos docentes do terceiro ciclo do Ensino Básico e Secundário para proceder à avaliação das variáveis em estudo. Os resultados obtidos indicam que determinados aspectos do comportamento assertivo revelam influência sobre a relação pedagógica. Verificou-se que a atitude de respeito mútuo professor/alunos implica uma participação mais activa dos alunos nas tarefas. Relativamente à empatia por parte do professor, esta indicia um maior grau de envolvimento emocional nos alunos. A disciplina na sala de aula é influenciada positivamente, mediante a adopção de técnicas de gestão assertiva de conflitos, nomeadamente: a estratégia ganhador-ganhador ou confrontação construtiva. Os dados recolhidos sugerem, no que diz respeito ao estabelecimento de uma relação pedagógica saudável, que a adopção do comportamento assertivo por parte dos professores pode ser uma abordagem a considerar. Tendo em conta o crescendo de desinteresse pelas actividades escolares e pelos conhecimentos que a escola veicula, aliado a um assustador aumento de comportamentos indisciplinados na sala de aula, a abordagem relacional apresenta-se como uma forma de cativar os jovens para escola. O desenvolvimento de capacidades relacionais, através da relação pedagógica saudável, é fundamental para a formação de futuros adultos equilibrados emocionalmente.pt_PT
dc.description.abstractTaking into account recent research on the importance of emotions in communication and interpersonal relations, as well as on the development of assertive behaviour in professional and business enviromnents, the aim of this Work is to present a exploratory study of the influence of acquiring assertiveness skills in a school enviromnent, specifically for teachers. By using quantitative methods, we validated a research model. We drafted a questiomiaire and applied it to a sample of two hlmdred teachers at Grammar Schools and Secondary Schools, in order to assess the variables to be analysed. The results show that some aspects of assertive behaviour influence the pedagogical relationship. We also fotmd that the mutual respect between teacher and student imply a more active participation of students in the tasks. In what teacher empathy is concemed, this shows a greater degree of emotional connection on part of the students. Classroom discipline is positively influenced through the use of assertive management techniques of conflicts, namely: The win-win strategy or constructive confrontation. Data collected suggest that the use of assertive behaviour on part of teachers may be a way for creating a healthy pedagogical relationship. Considering the increasing lack of interest in school tasks and in school knowledge, as well as the terrifying increase in disciplinaiy problems in the classroom, the relational approach can be a way of attracting young people to school. Developing relational skills through ahealthy pedagogical relationship is essential for the training of emotionally balanced adults.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/12276
dc.language.isoporpt_PT
dc.titleA influência do comportamento assertivo dos professores na relação pedagógicapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Observação e Análise da Relação Educativapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Hilário - A influência do comportamento assertivo.pdf
Size:
6.86 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: