Publication
Práticas de planificação e de gestão integrada do currículo nos cursos EFA: das potencialidades aos riscos de escolarização
dc.contributor.author | Quintas, Helena | |
dc.date.accessioned | 2014-09-15T12:02:01Z | |
dc.date.available | 2014-09-15T12:02:01Z | |
dc.date.issued | 2006 | |
dc.description.abstract | Numa altura em que, no âmbito da iniciativa "Novas Oportunidades", os Cursos EFA (Educação e Formação de Adultos) entraram nas escolas, o presente artigo analisa as características desta proposta educativa e formativa. É salientado o entendimento transdisciplinar e a gestão partilhada do currículo que caracteriza este modelo de ensino e de aprendizagem para públicos adultos. São ainda apresentados os resultados de um estudo realizado no âmbito de uma tese de doutoramento, em que foi investigada a capacidade decicional e a participação dos diferentes intervenientes - formadores e formandos - nos processos de construção e de desenvolvimento curricular que se desenvolvem nos cursos EFA. Constatou-se que, em contexto de educação e formação de adultos, quando são dadas oportunidades aos intervenientes, estes revelam-se capazes de construir e de desenvolver currículos adequados e que respondem a reais necessidades de educação e de formação. Conclui-se que para que se mantenham as características desta proposta educativa, é fundamental que sejam criadas dispositivos de gestão curricular que garantam uma efectiva participação dos actores (formadores e formandos) em todos os níveis de decisão curricular. | por |
dc.identifier.issn | 1645-7587 | |
dc.identifier.other | AUT: HQU00206; | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/4957 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Sociedade Portuguesa de Educação | por |
dc.subject | Educação e Formação de Adultos | por |
dc.subject | Construção e Desenvolvimento Curricular | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.subject | Decisores curriculares | por |
dc.title | Práticas de planificação e de gestão integrada do currículo nos cursos EFA: das potencialidades aos riscos de escolarização | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 203 | por |
oaire.citation.startPage | 183 | por |
oaire.citation.title | Investigar em Educação, Revista da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação | por |
oaire.citation.volume | 5 | por |
person.familyName | Quintas | |
person.givenName | Helena | |
person.identifier.ciencia-id | 011E-F18B-18DE | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-8915-1881 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |
relation.isAuthorOfPublication | 6fb74e15-156c-4212-ab05-2bc875789e5a | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 6fb74e15-156c-4212-ab05-2bc875789e5a |