Repository logo
 
Publication

Práticas de planificação e de gestão integrada do currículo nos cursos EFA: das potencialidades aos riscos de escolarização

dc.contributor.authorQuintas, Helena
dc.date.accessioned2014-09-15T12:02:01Z
dc.date.available2014-09-15T12:02:01Z
dc.date.issued2006
dc.description.abstractNuma altura em que, no âmbito da iniciativa "Novas Oportunidades", os Cursos EFA (Educação e Formação de Adultos) entraram nas escolas, o presente artigo analisa as características desta proposta educativa e formativa. É salientado o entendimento transdisciplinar e a gestão partilhada do currículo que caracteriza este modelo de ensino e de aprendizagem para públicos adultos. São ainda apresentados os resultados de um estudo realizado no âmbito de uma tese de doutoramento, em que foi investigada a capacidade decicional e a participação dos diferentes intervenientes - formadores e formandos - nos processos de construção e de desenvolvimento curricular que se desenvolvem nos cursos EFA. Constatou-se que, em contexto de educação e formação de adultos, quando são dadas oportunidades aos intervenientes, estes revelam-se capazes de construir e de desenvolver currículos adequados e que respondem a reais necessidades de educação e de formação. Conclui-se que para que se mantenham as características desta proposta educativa, é fundamental que sejam criadas dispositivos de gestão curricular que garantam uma efectiva participação dos actores (formadores e formandos) em todos os níveis de decisão curricular.por
dc.identifier.issn1645-7587
dc.identifier.otherAUT: HQU00206;
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/4957
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherSociedade Portuguesa de Educaçãopor
dc.subjectEducação e Formação de Adultospor
dc.subjectConstrução e Desenvolvimento Curricularpor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectDecisores curricularespor
dc.titlePráticas de planificação e de gestão integrada do currículo nos cursos EFA: das potencialidades aos riscos de escolarizaçãopor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage203por
oaire.citation.startPage183por
oaire.citation.titleInvestigar em Educação, Revista da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educaçãopor
oaire.citation.volume5por
person.familyNameQuintas
person.givenNameHelena
person.identifier.ciencia-id011E-F18B-18DE
person.identifier.orcid0000-0001-8915-1881
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication6fb74e15-156c-4212-ab05-2bc875789e5a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery6fb74e15-156c-4212-ab05-2bc875789e5a

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Práticas de planificação.pdf
Size:
1.1 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: