Repository logo
 
Publication

A música como estratégia para o desenvolvimento da consciência silábica em crianças de 4 e 5 anos

datacite.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorHorta, Maria Helena Martins da Cruz
dc.contributor.advisorMatos, Isabel Maria Gomes Garcia de
dc.contributor.authorDiogo, Raquel Horta
dc.date.accessioned2021-02-04T15:04:21Z
dc.date.available2021-02-04T15:04:21Z
dc.date.issued2019-12-18
dc.description.abstractO presente relatório de investigação intitula-se “A música como estratégia para o desenvolvimento da consciência silábica em crianças de 4 e 5 anos” e foi realizado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), no ano letivo 2018/2019. A presente investigação realizou-se numa instituição de cariz privado, no concelho de Loulé, distrito de Faro. A música revela-se de extrema importância para o desenvolvimento global da criança e, sendo uma forma de comunicação universal, deve ser estimulada desde muito cedo. Consequentemente percebe-se que a aprendizagem da música tem uma forte ligação com a aprendizagem da linguagem, na qual a sua aprendizagem antecipada contribuirá para o desenvolvimento da consciência fonológica (Matos, 2013). Assim, colocou-se a seguinte questão de investigação: “Será a música um bom recurso para desenvolver a consciência silábica em crianças de 4 e 5 anos?”. A presente investigação baseia-se num projeto de investigação-ação, num paradigma de natureza quantitativa, cuja amostra é constituída por cinco crianças em que uma têm 4 anos e as restantes quatro crianças têm 5 anos de idade. Entre os dois momentos (pré-teste e pós-teste), foi realizado um plano de intervenção pedagógica constituído por quatro estratégias ao nível da consciência silábica com o recurso à exploração de uma canção infantil em grande grupo. O grupo de cinco crianças demonstraram uma melhoria nos resultados obtidos nos pós-testes comparativamente aos evidenciados no pré-teste, confirmando deste modo, que as crianças vivenciaram uma canção e realizaram atividades com base na mesma contribuindo, assim, para o desenvolvimento da consciência silábica.pt_PT
dc.description.abstractThis research report is entitled "Music as a strategy for the development of syllabic awareness in children aged 4 and 5 years" and was carried out within the scope of the Supervised Teaching Practice (PES) course, in the 2018/2019 school year. The present investigation was carried out in a private institution, in the county of Loulé, district of Faro. Music is extremely important for the child's overall development and as a form of universal communication, it must be stimulated very early. Consequently, it is perceive that the learning of the music has a strong connection with the language learning, in which its early learning will contribute to the development of the phonological awareness. So, it put the following research question: "Will be music a good resource for developing syllabic awareness in 4 and 5 year olds?" The present research is based on an action research project, in a quantitative paradigm, whose sample consists of five children where one is 4 years old and the remaining four children are 5 years old. Between the two moments (pre-test and post-test), a plan of pedagogical intervention was made up of four strategies at the level of the syllabic awareness was made using the exploration of a children's song in a large group. The group of five children showed an improvement in results from the post-test compared to evidenced in the pretest, thereby confirming that the children experienced a song and performed activities based on it, thus contributing to the development of syllabic awareness.pt_PT
dc.identifier.tid202540863pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/15038
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMúsicapt_PT
dc.subjectConsciência fonológicapt_PT
dc.subjectConsciência silábicapt_PT
dc.subjectEducação pré-escolar.pt_PT
dc.titleA música como estratégia para o desenvolvimento da consciência silábica em crianças de 4 e 5 anospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A música como estratégia para o desenvolvimento da consciência silábica em crianças de 4 e 5 anos.pdf
Size:
2.01 MB
Format:
Adobe Portable Document Format