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A relevância da criação do "Núcleo Museológico Tipografia União", na Cidade de Faro: Museu da Imprensa de Faro

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O presente relatório de estágio consiste num estudo empírico sobre a relevância da criação de um museu da imprensa em Faro (Algarve, Portugal) no antigo espaço da Tipografia União, que procurará perceber a recetividade dos visitantes e residentes e ins-tituições educacionais e formadoras à criação deste museu. Pretendeu-se também de-monstrar de que forma pode este novo equipamento cultural ser um pilar de criação de conhecimento na região e a sua importância para a cidade como uma nova atração cultural diferenciadora dos demais espaços culturais, apostando num turismo cultural. A entidade propôs o meu apoio no projeto de musealização da Tipografia União, em específico na concretização de um estudo de públicos. Os objetivos específicos do estudo pretenderam determinar as características sociodemográficas dos inquiridos, a re-cetividade dos diferentes públicos na criação do museu, qual a sua motivação como turista cultural e os aspetos e atividades que mais valorizam num museu. Para isso foi necessário aplicar os conhecimentos obtidos no primeiro ano do mestrado e, assim, aumentar apti-dões do conhecimento científico nas áreas da cultura, património e turismo. A metodologia utilizada para este trabalho, foi a do estudo empírico, com aplica-ção de um inquérito por questionário, no mês de abril de 2022. Os resultados permitiram concluir que a amostra é, maioritariamente, do género feminino, com formação ao nível superior na faixa etária entre os 20- 29. Os inquiridos apresentaram uma motivação alta para visitar museus e, em particular um grande interesse em visitar o futuro museu.
This internship report consists of an empirical study on the relevance of creating a press museum in Faro (Algarve, Portugal) in the former Tipografia União, which will seek to understand the receptivity of visitors, residents, and educational and training in-stitutions to the creation of this museum. It was also intended to demonstrate how this new cultural equipment can be a pillar of knowledge creation in the region and its im-portance to the city as a new cultural attraction differentiating from other cultural spaces, betting on cultural tourism. The entity proposed my support in the musealization project of Tipografia União, specifically in the implementation of a public study. The specific objectives of the study were to determine the socio-demographic characteristics of the respondents, the receptiv-ity of the different publics in the creation of the museum, their motivation as cultural tourists, and the aspects and activities they most value in a museum. For this, it was nec-essary to apply the knowledge obtained in the first year of the master's degree and, thus, increase scientific knowledge skills in the areas of culture, heritage, and tourism. The methodology used for this work was an empirical study, with the application of a questionnaire survey in April 2022. The results allowed us to conclude that the sam-ple is, in the majority, female, with higher education and between 20-29 years old. The respondents presented a high motivation to visit museums and a great interest in visiting future museum.

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Museologia Património industrial Património tipográfico Turismo cultural Museu da imprensa

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