Repository logo
 
Publication

O procedimento científico de observação utilizado como ferramenta de promoção da sensibilização ecológica

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCoelho, Ana Cristina Hurtado de Matos
dc.contributor.authorManuel, Inês Catarina Salvador
dc.date.accessioned2018-06-19T14:55:01Z
dc.date.available2018-06-19T14:55:01Z
dc.date.issued2017-12-20
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractO presente projeto de investigação e de intervenção intitula-se O procedimento científico de observação utilizado como ferramenta de sensibilização ecológica e foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, durante o ano letivo de 2016/2017. Integrou práticas pedagógicas relacionadas com as Ciências, utilizando os espaços naturais próximos da instituição onde decorreu o estágio profissional (mata de Loulé), com vista a trabalhar as noções de espaço; a capacidade de memorização e de concentração; sensibilizar para a conservação da natureza; promover o contacto com diferentes recursos naturais e científicos e estimular o espírito-crítico e o espírito de entreajuda. O projeto foi desenhado para incluir um conjunto de ações, a ocorrer de forma sequencial, com diferentes graus de complexidade, de forma a promover o desenvolvimento da capacidade de observação e de sensibilização para a ecologia e meio ambiente, conceitos incluídos no domínio do Conhecimento do Mundo, nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE) (2016). Participaram no estudo 22 crianças, que se encontravam a frequentar um Jardim de Infância do concelho de Loulé. A recolha de dados foi efetuada com recurso à técnica de observação participante, à análise interpretativa de documentos/registos gráficos produzidos pelas crianças e de registos fotográficos, obtidos durante a aplicação dos materiais didáticos e da realização das atividades. O estudo segmentou-se em três fases, com várias etapas, interligadas entre si. Após o desenvolvimento do projeto investigativo de intervenção, podemos concluir que os procedimentos de observação associados ao método científico em ciências são passíveis de ser explorados em contexto de pré-escolar com crianças a partir dos 3 anos. Estes procedimentos ao serem efetuados de forma repetida servem de ferramenta para detetar o conhecimento e a evolução do conhecimento. Para além disto, a exploração da natureza com recurso à observação e recolha de material constitui uma prática motivadora da aprendizagem de conceitos, promotora do trabalho colaborativo e dinamizadora da sensibilização ecológica.pt_PT
dc.identifier.tid201930080pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/10689
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectSensibilização ecológicapt_PT
dc.subjectMétodo científico – observaçãopt_PT
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_PT
dc.subjectEducação em ciênciaspt_PT
dc.titleO procedimento científico de observação utilizado como ferramenta de promoção da sensibilização ecológicapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação-de-Mestrado .pdf
Size:
2.71 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.41 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: