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O procedimento científico de observação utilizado como ferramenta de promoção da sensibilização ecológica
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Coelho, Ana Cristina Hurtado de Matos | |
dc.contributor.author | Manuel, Inês Catarina Salvador | |
dc.date.accessioned | 2018-06-19T14:55:01Z | |
dc.date.available | 2018-06-19T14:55:01Z | |
dc.date.issued | 2017-12-20 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.description.abstract | O presente projeto de investigação e de intervenção intitula-se O procedimento científico de observação utilizado como ferramenta de sensibilização ecológica e foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, durante o ano letivo de 2016/2017. Integrou práticas pedagógicas relacionadas com as Ciências, utilizando os espaços naturais próximos da instituição onde decorreu o estágio profissional (mata de Loulé), com vista a trabalhar as noções de espaço; a capacidade de memorização e de concentração; sensibilizar para a conservação da natureza; promover o contacto com diferentes recursos naturais e científicos e estimular o espírito-crítico e o espírito de entreajuda. O projeto foi desenhado para incluir um conjunto de ações, a ocorrer de forma sequencial, com diferentes graus de complexidade, de forma a promover o desenvolvimento da capacidade de observação e de sensibilização para a ecologia e meio ambiente, conceitos incluídos no domínio do Conhecimento do Mundo, nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE) (2016). Participaram no estudo 22 crianças, que se encontravam a frequentar um Jardim de Infância do concelho de Loulé. A recolha de dados foi efetuada com recurso à técnica de observação participante, à análise interpretativa de documentos/registos gráficos produzidos pelas crianças e de registos fotográficos, obtidos durante a aplicação dos materiais didáticos e da realização das atividades. O estudo segmentou-se em três fases, com várias etapas, interligadas entre si. Após o desenvolvimento do projeto investigativo de intervenção, podemos concluir que os procedimentos de observação associados ao método científico em ciências são passíveis de ser explorados em contexto de pré-escolar com crianças a partir dos 3 anos. Estes procedimentos ao serem efetuados de forma repetida servem de ferramenta para detetar o conhecimento e a evolução do conhecimento. Para além disto, a exploração da natureza com recurso à observação e recolha de material constitui uma prática motivadora da aprendizagem de conceitos, promotora do trabalho colaborativo e dinamizadora da sensibilização ecológica. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201930080 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/10689 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Sensibilização ecológica | pt_PT |
dc.subject | Método científico – observação | pt_PT |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_PT |
dc.subject | Educação em ciências | pt_PT |
dc.title | O procedimento científico de observação utilizado como ferramenta de promoção da sensibilização ecológica | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Educação Pré-Escolar | pt_PT |