Publication
Desvelando a memória: desafios da investigação sobre os jornais cinematográficos em Portugal
dc.contributor.author | Fernández, Olivia | |
dc.contributor.author | Martins, Filipa | |
dc.contributor.editor | Andión, Margarita Ledo | |
dc.contributor.editor | Vassalo de Lopes, Maria Immacolata | |
dc.date.accessioned | 2017-03-18T12:19:06Z | |
dc.date.available | 2017-03-18T12:19:06Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | Olhando ao período dos regimes ditatoriais espanhol e português, e em jeito de ponto de partida para a análise da produção de jornais cinematográficos no contexto ibérico, podemos apontar uma diferença estrutural: no caso espanhol, a ditadura desenhou todo um aparato mediático, o NO-DO, com controlo absoluto na produção e distribuição das atualidades cinematográficas. Em Portugal, por outro lado, o regime não deteve a exclusividade dessa produção e distribuição, razão pela qual conviveram no país diferentes jornais cinematográficos, resultando numa produção dispersa, tanto no período da ditadura como depois, com a chegada da democracia. A partir das recolhas do historiador português Matos- Cruz (1989) podemos ter uma ideia de como foi dispersa e prolongada a exibição de jornais cinematográficos em Portugal: o Jornal Português (JP) (1938-1951), o Visor (1961-1975), alguns jornais das colónias como o Actualidades de Angola (1957-1975) ou o Visor Moçambicano (1961-1973) e ainda alguns títulos tardios, como o Magazine Rivus Telecine (1979-1983) e o Cineforma-Magazine (1978-1988), dão conta dessa variedade. De entre os produzidos com a chegada da democracia, o Jornal Cinematográfico Nacional (JCN) partilha com o JP a estreita relação com o contexto político e social. No caso do JCN, concretamente, o modelo de organização da produção e até criação e estética do jornal está, como veremos, vinculado às mudanças sociais acontecidas com a revolução de 25 de Abril de 1974. Esta primeira diferença na forma de encarar os modos de produção dos jornais cinematográficos reflete-se nas semelhanças e especificidades que se possam observar ao comparar NO-DO (1943-1981) com os jornais produzidos nas mesmas condições em Portugal, isto é, pelo Estado, ou sob sua alçada, como foram os casos do Jornal Português (1938-1951) e do Jornal Cinematográfico Nacional (1975-1977). | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-84-695-7564-2 | |
dc.identifier.other | AUT: ONF02265; FCE01783; | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/9080 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://www.imultimedia.pt/ibercom/xiii/atasxiiicongresoibercom.pdf | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Jornais cinematográficos | pt_PT |
dc.title | Desvelando a memória: desafios da investigação sobre os jornais cinematográficos em Portugal | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 2889 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 2882 | pt_PT |
oaire.citation.title | XIII Congreso Internacional Ibercom | pt_PT |
person.familyName | Novoa Fernández | |
person.givenName | Olivia | |
person.identifier.ciencia-id | 6C10-00F0-4BE5 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-2682-1195 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57211392242 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 501495de-0a72-4f16-821b-d1a49cc8cfef | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 501495de-0a72-4f16-821b-d1a49cc8cfef |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- 2013. Desvelando a memória. Desafios da investigação sobre os jornais cinematográficos.pdf
- Size:
- 424.66 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 3.45 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: