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Authors
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Abstract(s)
In recent years, the Algarve has seen an increasing amount of foreign residents moving for purposes of lifestyle affordances, including the good climate and ‘search for a better way of life’. In their processes of lifestyle migration, many new residents have decided to establish their own businesses in order to gain a good work and lifestyle balance. In the case of Tavira in the Eastern part of the Algarve, there is a considerable amount of new foreign-run businesses showing an increasing trend in this sector. The goal of this research is to gain deeper understanding of the key factors of motivation leading to migration and entrepreneurship.
The main exploratory objective of this research is to offer new insight onto the lifestyle migrant entrepreneurs (LMEs) of Tavira specifically as no research has yet been carried out for such a niche area of the Algarve. This study offers knowledge on the motivations for migration and entrepreneurship of the LMEs based in Tavira. Moreover, networking practices of LMEs are examined, along with the relevant partnerships.
The study takes a qualitative approach using semi-structured interviews to gather data from a range of lifestyle migrant entrepreneur informants. The data is then analysed through narrative and thematic analysis.
The key findings of the study reveal that LMEs cannot all be categorised with the same motives for migration and entrepreneurship, but the selection of a specific place is one of the most important decisions. The social contexts of lifestyle migrants and their work environments are intrinsically linked to each other.
Durante os últimos 10 anos, no Algarve tem-se verificado um aumento no número de imigrantes por motivos de estilo de vida, nomeadamente, em busca de um bom clima e da “procura de uma vida melhor”. Para a decisão de migração por motivos de estilo de vida, surgem várias histórias sobre o processo de migração em si. Esta tendência crescente migração de estilo de vida (“lifestyle migration”), aparece associada à ideia de os migrantes abrirem o seu próprio negócio como uma ocupação para sustentar o seu estilo de vida, para o qual contribuem vários fatores de motivação. A decisão de abrir um negócio no local para onde imigram permite aos migrantes manter um estilo de vida confortável, com um bom equilíbrio entre trabalho e lazer. No caso de Tavira, uma pequena cidade turística e cultural, no este do Algarve, há uma quantidade considerável de novos negócios administrados por estrangeiros. Sendo um destino muito procurado pelos turistas, Tavira tem assistido a um grande aumento no número de visitantes que escolhem esta cidade para sua residência primária. Do total dos 24.294 habitantes em Tavira, 29,79% são de nacionalidade estrangeira, e destes, 1773 vieram do Reino Unido (Urbistat 2023). Vários Lifestyle Migrants ao decidir abrir o seu próprio negócio, procuram recriar uma sensação da sua própria cultura e ideias de empreendedorismo para fornecer novos serviços ou produtos dos quais sentem falta. Migrar com o objetivo de melhorar o estilo de vida é um tema que tem sido amplamente estudado na última década. Além disso, parece haver uma tendência migratória crescente nas zonas costeiras de Portugal. Os perfis mais frequentes em migrantes de estilo de vida são os nacionais do norte de Europa que se deslocam para o sul. Estes são os migrantes que procuram um clima melhor e situações socioeconómicas favoráveis para as suas economias. Também a par da tendência de migração de estilo de vida, verifica-se um aumento na quantidade de novas pequenas empresas com o principal objetivo de sustentar o estilo de vida escolhido. Dessa forma, o "turismo residencial" (um termo usado para descrever os residentes a tempo parcial que também se consideram visitantes ou turistas) pode ser facilmente sustentado financeiramente, para além de oferecer um bom equilíbrio entre trabalho e lazer. Ao decidirem abrir os seus próprios negócios, muitos dos Lifestyle Migrants identificam uma necessidade no mercado que acreditam que podem preencher. Neste sentido, fornecem algo que outros membros da mesma comunidade estrangeira solicitam. Assim, é por meio de uma rede social cuidadosa que estas lacunas são identificadas, e a economia destes negócios permanece entre os migrantes que têm o mesmo objetivo de encontrar um bom estilo de vida. Adicionalmente, as conexões criadas formam um forte vínculo entre todos os estrangeiros, onde o compartilhamento de informações importantes pode ser conduzido, bem como amizades para partilhar experiências semelhantes e, por sua vez, um benefício comum ao nível do comércio. O principal objetivo desta pesquisa exploratória é oferecer novas perspetivas sobre as empresas de migrantes de estilo de vida, visto que até ao momento nenhuma pesquisa foi realizada sobre este nicho no Algarve. Este estudo fornece conhecimento sobre as motivações para a migração e o empreendedorismo dos Lifestyle Migrants, com negócios baseados em Tavira. O maior desafio encontrado nesta pesquisa foi as potenciais diferenças entre cada experiência pessoal, razões para a migração, e na criação de um negócio próprio. Tais diferenças intensificam a necessidade de explorar as motivações que ligam a migração pessoal e o empreendedorismo. Por isso, este estudo procura analisar os fatores de motivação que levaram à decisão de mudar-se do próprio país de origem, assim como de abrir um negócio na zona selecionada, e se estas ideias ocorreram em conjunto, ou se uma influenciou a outra. A análise explora as características dos negócios bem-sucedidos, mencionados nas suas histórias e os caminhos que lhes trouxeram ao ponto da vida em que se encontram. Alem disso, as práticas de networking dos Lifestyle Migrants são examinadas numa perspetiva de negócio e numa perspetiva social. Foi realizada uma investigação, para explorar se estes participantes tinham criado uma rede para o seu negócio. Uma avaliação também foi realizada sobre a conexão entre os negócios nas comunidades locais e nas estrangeiras. A abordagem metodológica deste estudo foi constituída por dois processos, o primeiro, uma revisão da literatura existente e relevante ao tema de Lifestyle Migration e Lifestyle Migration Entrepreneurs. Foi utilizado um total de cinquenta-e-sete artigos, de diversas bases de dados online, como Research Gate, ScienceDirect e B-on, outros também foram encontrados no Google Scholar. Esta pesquisa decorreu entre fevereiro 2022 e fevereiro 2023, e teve como objetivo encontrar dados relevantes aos temas, e contextualizar o que já foi pesquisado. De seguida, foram realizadas onze entrevistas semiestruturadas para recolher dados de vários migrantes empreendedores na cidade de Tavira. As entrevistas foram gravadas, com o consentimento dos empreendedores, transcritas em ficheiros, codificadas e divididas em padrões e categorias, para além de terem sido analisadas de duas formas distintas. A primeira, e possivelmente a mais importante, foi a análise narrativa, mantendo-se fiel às palavras dos narradores; depois seguiu-se a análise temática, mostrando qualidades comparáveis e contrastantes das entrevistas. Na parte final desta dissertação, é apresentada uma visão de como os Lifestyle Migrants pretendem continuar as suas venturas de migração, e empreendedorismo, e também como se preveem eles próprios e os seus negócios nos próximos 5 anos. A maior parte expressou interesse em manter-se em Tavira, no entanto, um terço quis mudar, mas ainda com intenções de ficar em Portugal, havendo apenas um empreendedor com ideais de mudar para outro país, mostrando um elevado nível de satisfação com a decisão de migrar para Portugal, e Tavira em geral. Em termos de negócio, as ideais para o futuro foram muito variadas, geralmente disseram que teriam o mesmo negócio, com algumas mudanças ou nenhuma mudança. Uns com intenções de vender a empresa, e outros prestes a mudar de localização, mas mantêm o negócio. As principais conclusões do estudo sugerem a natureza muito complexa das motivações que levam à migração e ao empreendedorismo. Os Lifestyle Migrants não podem ser categorizados com só um fator motivacional, mas com uma variedade de decisões, escolhas e razões para abrir um negócio e migrar. O raciocínio mais comum, e também um grande fator motivacional para migrar para Tavira, foi o clima, sendo que muitos procuram condições melhores do que as presentes nos seus respetivos países maternos. Foi notado um padrão de criação de identidade pública, na migração e no empreendedorismo, ambos são formados simultaneamente e um não pode ser considerado sem o outro, pois fazem parte da imagem que dão ao seu negócio. Existem várias camadas em qualquer pesquisa, e este estudo em particular foca-se numa cidade específica no Algarve, com vários casos diferentes. Seria interessante ver o estado destes negócios dos Lifestyle Migrants daqui a dez anos, como um estudo longitudinal. Além disso, compensaria utilizar este mesmo método de estudo com diferentes cidades no Algarve, para a realização de uma análise comparativa entre os Lifestyle Migrants das outras cidades e as apresentadas nesta dissertação.
Durante os últimos 10 anos, no Algarve tem-se verificado um aumento no número de imigrantes por motivos de estilo de vida, nomeadamente, em busca de um bom clima e da “procura de uma vida melhor”. Para a decisão de migração por motivos de estilo de vida, surgem várias histórias sobre o processo de migração em si. Esta tendência crescente migração de estilo de vida (“lifestyle migration”), aparece associada à ideia de os migrantes abrirem o seu próprio negócio como uma ocupação para sustentar o seu estilo de vida, para o qual contribuem vários fatores de motivação. A decisão de abrir um negócio no local para onde imigram permite aos migrantes manter um estilo de vida confortável, com um bom equilíbrio entre trabalho e lazer. No caso de Tavira, uma pequena cidade turística e cultural, no este do Algarve, há uma quantidade considerável de novos negócios administrados por estrangeiros. Sendo um destino muito procurado pelos turistas, Tavira tem assistido a um grande aumento no número de visitantes que escolhem esta cidade para sua residência primária. Do total dos 24.294 habitantes em Tavira, 29,79% são de nacionalidade estrangeira, e destes, 1773 vieram do Reino Unido (Urbistat 2023). Vários Lifestyle Migrants ao decidir abrir o seu próprio negócio, procuram recriar uma sensação da sua própria cultura e ideias de empreendedorismo para fornecer novos serviços ou produtos dos quais sentem falta. Migrar com o objetivo de melhorar o estilo de vida é um tema que tem sido amplamente estudado na última década. Além disso, parece haver uma tendência migratória crescente nas zonas costeiras de Portugal. Os perfis mais frequentes em migrantes de estilo de vida são os nacionais do norte de Europa que se deslocam para o sul. Estes são os migrantes que procuram um clima melhor e situações socioeconómicas favoráveis para as suas economias. Também a par da tendência de migração de estilo de vida, verifica-se um aumento na quantidade de novas pequenas empresas com o principal objetivo de sustentar o estilo de vida escolhido. Dessa forma, o "turismo residencial" (um termo usado para descrever os residentes a tempo parcial que também se consideram visitantes ou turistas) pode ser facilmente sustentado financeiramente, para além de oferecer um bom equilíbrio entre trabalho e lazer. Ao decidirem abrir os seus próprios negócios, muitos dos Lifestyle Migrants identificam uma necessidade no mercado que acreditam que podem preencher. Neste sentido, fornecem algo que outros membros da mesma comunidade estrangeira solicitam. Assim, é por meio de uma rede social cuidadosa que estas lacunas são identificadas, e a economia destes negócios permanece entre os migrantes que têm o mesmo objetivo de encontrar um bom estilo de vida. Adicionalmente, as conexões criadas formam um forte vínculo entre todos os estrangeiros, onde o compartilhamento de informações importantes pode ser conduzido, bem como amizades para partilhar experiências semelhantes e, por sua vez, um benefício comum ao nível do comércio. O principal objetivo desta pesquisa exploratória é oferecer novas perspetivas sobre as empresas de migrantes de estilo de vida, visto que até ao momento nenhuma pesquisa foi realizada sobre este nicho no Algarve. Este estudo fornece conhecimento sobre as motivações para a migração e o empreendedorismo dos Lifestyle Migrants, com negócios baseados em Tavira. O maior desafio encontrado nesta pesquisa foi as potenciais diferenças entre cada experiência pessoal, razões para a migração, e na criação de um negócio próprio. Tais diferenças intensificam a necessidade de explorar as motivações que ligam a migração pessoal e o empreendedorismo. Por isso, este estudo procura analisar os fatores de motivação que levaram à decisão de mudar-se do próprio país de origem, assim como de abrir um negócio na zona selecionada, e se estas ideias ocorreram em conjunto, ou se uma influenciou a outra. A análise explora as características dos negócios bem-sucedidos, mencionados nas suas histórias e os caminhos que lhes trouxeram ao ponto da vida em que se encontram. Alem disso, as práticas de networking dos Lifestyle Migrants são examinadas numa perspetiva de negócio e numa perspetiva social. Foi realizada uma investigação, para explorar se estes participantes tinham criado uma rede para o seu negócio. Uma avaliação também foi realizada sobre a conexão entre os negócios nas comunidades locais e nas estrangeiras. A abordagem metodológica deste estudo foi constituída por dois processos, o primeiro, uma revisão da literatura existente e relevante ao tema de Lifestyle Migration e Lifestyle Migration Entrepreneurs. Foi utilizado um total de cinquenta-e-sete artigos, de diversas bases de dados online, como Research Gate, ScienceDirect e B-on, outros também foram encontrados no Google Scholar. Esta pesquisa decorreu entre fevereiro 2022 e fevereiro 2023, e teve como objetivo encontrar dados relevantes aos temas, e contextualizar o que já foi pesquisado. De seguida, foram realizadas onze entrevistas semiestruturadas para recolher dados de vários migrantes empreendedores na cidade de Tavira. As entrevistas foram gravadas, com o consentimento dos empreendedores, transcritas em ficheiros, codificadas e divididas em padrões e categorias, para além de terem sido analisadas de duas formas distintas. A primeira, e possivelmente a mais importante, foi a análise narrativa, mantendo-se fiel às palavras dos narradores; depois seguiu-se a análise temática, mostrando qualidades comparáveis e contrastantes das entrevistas. Na parte final desta dissertação, é apresentada uma visão de como os Lifestyle Migrants pretendem continuar as suas venturas de migração, e empreendedorismo, e também como se preveem eles próprios e os seus negócios nos próximos 5 anos. A maior parte expressou interesse em manter-se em Tavira, no entanto, um terço quis mudar, mas ainda com intenções de ficar em Portugal, havendo apenas um empreendedor com ideais de mudar para outro país, mostrando um elevado nível de satisfação com a decisão de migrar para Portugal, e Tavira em geral. Em termos de negócio, as ideais para o futuro foram muito variadas, geralmente disseram que teriam o mesmo negócio, com algumas mudanças ou nenhuma mudança. Uns com intenções de vender a empresa, e outros prestes a mudar de localização, mas mantêm o negócio. As principais conclusões do estudo sugerem a natureza muito complexa das motivações que levam à migração e ao empreendedorismo. Os Lifestyle Migrants não podem ser categorizados com só um fator motivacional, mas com uma variedade de decisões, escolhas e razões para abrir um negócio e migrar. O raciocínio mais comum, e também um grande fator motivacional para migrar para Tavira, foi o clima, sendo que muitos procuram condições melhores do que as presentes nos seus respetivos países maternos. Foi notado um padrão de criação de identidade pública, na migração e no empreendedorismo, ambos são formados simultaneamente e um não pode ser considerado sem o outro, pois fazem parte da imagem que dão ao seu negócio. Existem várias camadas em qualquer pesquisa, e este estudo em particular foca-se numa cidade específica no Algarve, com vários casos diferentes. Seria interessante ver o estado destes negócios dos Lifestyle Migrants daqui a dez anos, como um estudo longitudinal. Além disso, compensaria utilizar este mesmo método de estudo com diferentes cidades no Algarve, para a realização de uma análise comparativa entre os Lifestyle Migrants das outras cidades e as apresentadas nesta dissertação.
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