Repository logo
 
Publication

Transição para a vida pós-escolar - barreiras e possibilidades

datacite.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorLuísa, Claúdia Cristina Guerreiro
dc.contributor.advisorRosa, Marco Jorge António Corriente
dc.contributor.authorMartins, Sofia Alexandra Veríssimo
dc.date.accessioned2021-06-29T14:48:12Z
dc.date.available2021-06-29T14:48:12Z
dc.date.issued2020-11-25
dc.description.abstractEsta investigação tem como tema “O processo de transição para a vida pós-escolar – barreiras e possibilidades”. O estudo desenvolveu-se de forma a perceber o trabalho que é realizado com os alunos com necessidades específicas de educação, no âmbito da transição para a vida pós escolar (TVPE), tendo em conta o quadro legislativo em vigor . A metodologia de investigação utilizada no estudo foi a qualitativa. Como instrumento de pesquisa privilegiou-se a entrevista semiestruturada. Neste caso foram realizadas seis entrevistas aos professores de educação especial e respetivas lideranças de escolas selecionadas no Algarve (Portugal). Os principais resultados sugerem que os participantes deste estudo destacam alguns indícios relativamente à dificuldade de aceitação da nova legislação relacionada com a introdução da educação inclusiva, no entanto demonstram bastante conhecimento sobre o assunto. É também considerado que o trabalho desenvolvido no domínio da TVPE é positivo, ainda que seja demonstrado um pequeno impasse no que diz respeito à colaboração das entidades envolvidas, tanto dentro como fora do contexto escolar.pt_PT
dc.description.abstractThis investigation has as its theme the Transition process for the after-school life - barriers and possibilities. The study is developed in the context of understanding the work that is currently being done with pupils who have learning difficulties, as part of the transition to post-school life, taking into account the new legislation, the introduction of inclusive education considering barriers and possibilities faced by the school regarding the theme. The research methodology used in the study was qualitative. As a research instrument, it as been favored the semi-structured interview. In this case, six interviews were conducted with teachers of special education and the respective leaders of selected schools in the Algarve (Portugal). The main results suggest that the participants of this study show some evidence regarding the difficulty of accepting the new legislation related to the introduction of inclusive education, however, they demonstrate a great knowledge about the subject. It is also considered that the work carried out in the field of transition to after-school life is positive even if a small impasse is shown regarding the collaboration of the entities involved, both inside and outside the school context.pt_PT
dc.identifier.tid202724921pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/16681
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectTransição para a vida pós escolarpt_PT
dc.subjectBarreiraspt_PT
dc.subjectPossibilidadespt_PT
dc.titleTransição para a vida pós-escolar - barreiras e possibilidadespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motorpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese de Mestrado Sofia Martins.pdf
Size:
1.02 MB
Format:
Adobe Portable Document Format