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Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo tem por base, parte de uma investigação efectuada por um grupo de
professores de vários níveis escolares: professores do 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico
(CEB) e do Ensino Superior. O principal propósito deste estudo foi analisar as concepções
declaradas de oito professores do 1º CEB, participantes, pela primeira vez, no Programa de
Formação de Professores do 1º CEB em Ensino Experimental das Ciências (PFEEC). O
estudo foi realizado antes dos professores abordarem a temática Mudanças de Estado
Físico no âmbito do PFEEC, centrando-se no ensino do conceito de Evaporação.
Para se efectuar a análise dos documentos redigidos pelos professores,
contemplando as suas concepções declaradas (designados por Radiografias da Prática), foi
utilizado um Instrumento de Análise das Concepções dos Professores de Ensino Básico, no
âmbito das Ciências da Natureza, de acordo com Monteiro (2006) e Monteiro et al. (2008).
Neste estudo foram encontrados perfis de 5 professores manifestando uma
tendência maioritariamente Espontaneísta, um exibido um perfil maioritário Tradicional e
outro apresentando um perfil mais Tecnológico.
Description
Keywords
Concepções de professores Ensino das ciências Tendências didácticas