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Ideias e práticas parentais de mães de crianças diagnosticadas com perturbação de hiperactividade com défice de atenção
dc.contributor.advisor | Nunes, Cristina | |
dc.contributor.author | Medeiros, Raquel | |
dc.date.accessioned | 2012-10-09T18:28:08Z | |
dc.date.available | 2012-10-09T18:28:08Z | |
dc.date.issued | 2008 | |
dc.description | Dissertação de mest., Psicologia (Psicologia da Saúde), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2008 | por |
dc.description.abstract | O presente trabalho pretende aliar duas áreas ricas em investigação, o estudo das ideias e práticas parentais, com o estudo da Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção (PHDA). Objectivo: Conhecer as ideias e práticas parentais de mães de crianças com diagnóstico de Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção. Método: A amostra é constituída por 30 mães de crianças diagnosticadas com PHDA pelo Centro de Desenvolvimento Infantil do Hospital de Faro E.P.E., local onde a amostra foi recolhida. No momento da entrevista foram aplicados três instrumentos Questionários de Ideias dos Pais sobre Educação e Desenvolvimento de seus filhos (QIED); Questionário de Práticas Educativas (QPE); e a Escala de Conners para Pais, versão revista (forma reduzida). Deste modo foi possível proceder à realização de três estudos: análise dos processos hospitalares; estudo das Ideias e Práticas Parentais sobre Desenvolvimento e Educação; e, avaliação pelas mães dos Problemas Cognitivos/Desatenção, da Actividade Motora e da PHDA. Resultados: Os três estudos permitiram, na sua globalidade, confirmar o diagnóstico de PHDA nas crianças seleccionadas e conhecer as ideias e práticas educativas das mães. Verificou-se uma prevalência de crianças do sexo masculino, dado consonante com a revisão bibliográfica, e uma elevada percentagem de crianças prematuras. As mães das crianças com PHDA revelaram-se mães paradoxais segundo a revisão elaborada da literatura. Os três índices estudados (problemas cognitivos/desatenção; actividade motora e PHDA) apresentaram maior prevalência no nível marcadamente atípico. Conclusões: É fundamental criar estratégias preventivas para a PHDA, baseadas no normal desenvolvimento das crianças e na forma dos progenitores gerirem a sua educação. As crianças prematuras devem dispor de um acompanhamento direccionado para a prevenção dos comportamentos disruptivos típicos da PHDA, sendo fundamental para as crianças do sexo masculino. Verificou-se que as equipas de saúde dispõem de um papel privilegiado no desempenho das funções de promoção de saúde por serem uma referência para as mães em termos de aprendizagem. | por |
dc.identifier.other | 159.922.7 MES*Ide Cave | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/1725 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Ideias e Práticas Parentais | por |
dc.subject | PHDA | por |
dc.title | Ideias e práticas parentais de mães de crianças diagnosticadas com perturbação de hiperactividade com défice de atenção | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve.Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia. Especialização em Psicologia da Saúde. | por |