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A operação das companhias aéreas de baixo custo na Europa. O caso da Ryanair

dc.contributor.authorAlmeida, Claudia
dc.contributor.authorCosta, Carlos
dc.date.accessioned2012-07-25T13:36:33Z
dc.date.available2012-07-25T13:36:33Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractOs Transportes são, de forma global, cruciais para a maior mobilidade das populações, trocas comerciais, económicas e/ou culturais, permitindo uma maior competitividade para um país, região ou cidade. Dos vários modos de transporte existentes, o transporte aéreo apresentou, nas últimas duas décadas, um maior índice de desenvolvimento e crescimento ao nível da procura, o que também se pode associar ao facto de estar interligado a outro sector de actividade em forte expansão, o turístico. No Continente Europeu, o transporte aéreo tem revelado dinamismo e competitividade entre as várias companhias aéreas que operam nos vários países. Riley (2003) salienta que seria impossível conceber uma economia na União Europeia com um crescimento sustentável no futuro sem um sistema de transportes adequado, de onde destaca o exemplo do transporte aéreo. O processo de liberalização que ficou concluído em 1997, na Europa, veio trazer uma nova dinâmica ao sector, permitindo a entrada das companhias aéreas de baixo custo no mercado, que operam segundo um modelo de negócio distinto das companhias aéreas regulares tradicionais, de bandeira, regionais ou charter. Neste artigo pretendemos analisar com mais pormenor a questão do processo de liberalização do transporte aéreo na Europa, o seu impacte no desenvolvimento da operação das companhias aéreas de baixo custo, para depois apresentarmos de forma detalhada as características associadas ao seu modelo de negócio. De modo a analisarmos com mais pormenor a operação deste tipo de companhias aéreas, apresentamos no final do artigo um estudo de caso que visa avaliar a operação da Ryanair, do ponto de vista do modelo de negócio adoptado e da actual operação na Europa e Norte de África.por
dc.identifier.otherAUT: CAL01103;
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/1549
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.subjectCompanhias aéreas de baixo custopor
dc.subjectRyanairpor
dc.subjectTransporte aéreopor
dc.titleA operação das companhias aéreas de baixo custo na Europa. O caso da Ryanairpor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAveiropor
oaire.citation.endPage402por
oaire.citation.issue17/18por
oaire.citation.startPage387por
oaire.citation.titleRevista Turismo e Desenvolvimentopor
person.familyNameRibeiro de Almeida
person.givenNameClaudia
person.identifier.ciencia-id2412-F40F-7115
person.identifier.orcid0000-0002-0790-3152
person.identifier.ridE-5796-2013
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication7bf5de0f-da6a-48c9-bb43-34880847158e
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Almeida e Costa - A operação das companhias aéreas de baixo custo na Europa Revista Turismo e Desenvolvimento 17_18_2012.pdf
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