Repository logo
 
Publication

Que educação inter/multicultural para o jardim-de-infância?: os livros infantis e os seus efeitos

dc.contributor.advisorGonçalves, Gabriela Maria Ramos
dc.contributor.authorBorges, Mónica Gameira
dc.date.accessioned2011-09-07T16:04:30Z
dc.date.available2011-09-07T16:04:30Z
dc.date.issued2008
dc.descriptionDissertação mest., Ciências da educação - Educação de infância, Universidade do Algarve, 2008por
dc.description.abstractAs reflexões em torno das sociedades «multiculturais», por um lado, e em torno da a educação «inter/multicultural», por outro, têm vindo a tornar-se num verdadeiro imperativo e estão nas agendas das Ciências Sociais em geral e das Ciências da Educação em particular. A reflexão e a investigação em torno do tratamento do inter/multicultural no âmbito da educação pré-escolar não pode, naturalmente, deixar de acompanhar essas preocupações. Uma vez que a educação inter/multicultural constitui uma temática explicitamente contemplada nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar emitidas pelo Ministério da Educação, esta investigação procurou, em primeiro lugar, perceber como é que, actualmente, os educadores de infância a desenvolvem nas suas actividades quotidianas com as crianças. Isto é, procurou-se indagar até que ponto a educação inter/multicultural faz parte das práticas educativas realizadas nos nossos jardins de infância e também que tipo de actividades, estratégias e materiais os educadores mais mobilizam para esse efeito. Em segundo lugar esta pesquisa pretendeu, não apenas identificar os materiais pedagógicos – nomeadamente em termos da literatura para a infância – mais utilizados pelos educadores de infância no âmbito da educação inter/multicultural, como avaliar em que medida é que esses mesmos materiais recorrem a imagens estereotipadas acerca da diversidade cultural, étnica ou «racial». Por último, tentou-se compreender a influência da manipulação de livros infantis de teor inter/multicultural mais utilizados nos jardins de infância nas percepções e atitudes das crianças relativamente aos outros povos e culturas e saber se essa influência varia – e em que sentido - com o grau de estereotipização dos livros manipulados.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.identifier.other373.2 BOR*Que Cave
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/354
dc.language.isoporpor
dc.subjectTesespor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectLivros infantispor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectDiversidade culturalpor
dc.titleQue educação inter/multicultural para o jardim-de-infância?: os livros infantis e os seus efeitospor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociaispor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação Especialização em Educação de Infânciapor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese Mestrado Mónica Borges.pdf
Size:
2.7 MB
Format:
Adobe Portable Document Format