Publication
Que educação inter/multicultural para o jardim-de-infância?: os livros infantis e os seus efeitos
| dc.contributor.advisor | Gonçalves, Gabriela Maria Ramos | |
| dc.contributor.author | Borges, Mónica Gameira | |
| dc.date.accessioned | 2011-09-07T16:04:30Z | |
| dc.date.available | 2011-09-07T16:04:30Z | |
| dc.date.issued | 2008 | |
| dc.description | Dissertação mest., Ciências da educação - Educação de infância, Universidade do Algarve, 2008 | por |
| dc.description.abstract | As reflexões em torno das sociedades «multiculturais», por um lado, e em torno da a educação «inter/multicultural», por outro, têm vindo a tornar-se num verdadeiro imperativo e estão nas agendas das Ciências Sociais em geral e das Ciências da Educação em particular. A reflexão e a investigação em torno do tratamento do inter/multicultural no âmbito da educação pré-escolar não pode, naturalmente, deixar de acompanhar essas preocupações. Uma vez que a educação inter/multicultural constitui uma temática explicitamente contemplada nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar emitidas pelo Ministério da Educação, esta investigação procurou, em primeiro lugar, perceber como é que, actualmente, os educadores de infância a desenvolvem nas suas actividades quotidianas com as crianças. Isto é, procurou-se indagar até que ponto a educação inter/multicultural faz parte das práticas educativas realizadas nos nossos jardins de infância e também que tipo de actividades, estratégias e materiais os educadores mais mobilizam para esse efeito. Em segundo lugar esta pesquisa pretendeu, não apenas identificar os materiais pedagógicos – nomeadamente em termos da literatura para a infância – mais utilizados pelos educadores de infância no âmbito da educação inter/multicultural, como avaliar em que medida é que esses mesmos materiais recorrem a imagens estereotipadas acerca da diversidade cultural, étnica ou «racial». Por último, tentou-se compreender a influência da manipulação de livros infantis de teor inter/multicultural mais utilizados nos jardins de infância nas percepções e atitudes das crianças relativamente aos outros povos e culturas e saber se essa influência varia – e em que sentido - com o grau de estereotipização dos livros manipulados. | por |
| dc.format | application/pdf | por |
| dc.identifier.other | 373.2 BOR*Que Cave | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/354 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.subject | Teses | por |
| dc.subject | Educação infantil | por |
| dc.subject | Livros infantis | por |
| dc.subject | Crianças | por |
| dc.subject | Diversidade cultural | por |
| dc.title | Que educação inter/multicultural para o jardim-de-infância?: os livros infantis e os seus efeitos | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | masterThesis | por |
| thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | por |
| thesis.degree.level | Mestre | por |
| thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação Especialização em Educação de Infância | por |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Tese Mestrado Mónica Borges.pdf
- Size:
- 2.7 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
