Repository logo
 
Publication

A promoção de competências pessoais e emocionais em contexto escolar: contributos da técnica da meditação transcendental em sala de aula

datacite.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorVieira, Luís Sérgio
dc.contributor.authorLeal, Pedrina Conceição Pia Pires
dc.date.accessioned2022-07-14T16:29:11Z
dc.date.available2022-07-14T16:29:11Z
dc.date.issued2021-12-20
dc.description.abstractA Meditação Transcendental (MT) pretende provar que é eficaz na promoção da aprendizagem inclusiva e na capacitação do aluno para obter sucesso na educação e desenvolver o seu pleno potencial, independentemente das origens socioeconômicas, ao mesmo tempo que ajuda os professores a lidarem com a diversidade. Apesar da técnica da MT existir já há muitos anos, ainda é pouco praticada, principalmente em contexto escolar, nomeadamente no mundo ocidental. Ainda com poucas investigações empíricos em Portugal, este estudo tem a intenção de estudar os contributos da prática da MT em contexto escolar na autoeficácia e no sucesso académico em estudantes do ensino básico português. Assim, avaliamos os contributos da técnica “Quiet Time” ou “Tempo de Silêncio” em contexto escolar, na melhoria de variáveis associadas ao processo de aprendizagem (por exemplo, hábitos de estudo, satisfação com a escola) e no incremento da autoeficácia, nomeadamente na autoeficácia para a aprendizagem autorregulada e para a autoeficácia para o sucesso académico. Ainda, os seus benefícios para o incremento da satisfação com a vida e para o aumento da experiência emocional positiva. Por último, com a melhoria de competências sociais e de relação interpessoal em contexto escolar. Este estudo tem um cariz longitudinal com um desenho metodológico quasi-exprimental com dois momentos (pré-teste; pós-teste), com um intervalo de seis meses. A amostra para esta investigação é constituída por 53 alunos do ensino básico, dos 1.º a 3.º ciclos, organizados em dois grupos, um grupo experimental e um grupo de controlo.pt_PT
dc.description.abstractTranscendental Meditation (TM) aims to prove that it is effective in promoting inclusive learning and empowering students to succeed in education and develop their full potential, regardless of socioeconomic background, while helping teachers to cope with diversity. Although the TM technique has existed for many years, it is still little practiced, especially in the school context, particularly in the Western world. Although there are still few empirical investigations in Portugal, this study intends to study the contributions of TM practice in a school context to self-efficacy and academic success in Portuguese primary school students. Thus, we evaluated the contributions of the “Quiet Time” or “Silent Time” technique, in a school context, in improving variables associated with the learning process (for example, study habits, satisfaction with school) and in increasing self-efficacy, namely in self-efficacy for self-regulated learning and self-efficacy for academic success. Also, its benefits for the increase of satisfaction with life and for the increase of the positive emotional experience. Finally, with the improvement of social skills and interpersonal relationships in the school context. This study is longitudinal in nature with a quasi-experimental methodological design with two moments (pre-test; post-test), with an interval of six months. The sample for this investigation consists of 53 primary school students, from 1st to 3rd cycles, organized into two groups, an experimental group and a control group.pt_PT
dc.identifier.tid202910547pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/18007
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMeditação transcendentalpt_PT
dc.subjectAutoeficáciapt_PT
dc.subjectBem-estar subjetivopt_PT
dc.subjectAfetividade positivapt_PT
dc.subjectSatisfação com a vidapt_PT
dc.titleA promoção de competências pessoais e emocionais em contexto escolar: contributos da técnica da meditação transcendental em sala de aulapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Disertação_Pedrina_Leal(nº63524).pdf
Size:
833.3 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: