Publication
Saúde e bem-estar na transição para o ensino superior: influência dos estilos de vida nos processos de adaptação
dc.contributor.advisor | Cruz, José Carlos Pestana dos Santos | |
dc.contributor.author | Costa, Sónia Isabel Faria de Carvalho | |
dc.date.accessioned | 2011-09-07T16:04:12Z | |
dc.date.available | 2011-09-07T16:04:12Z | |
dc.date.issued | 2008 | |
dc.description | Dissertação mest., Psicologia da saúde, Universidade do Algarve, 2008 | por |
dc.description.abstract | A presente investigação teve como objectivo determinar a influência das variáveis Estilos de Vida, Felicidade Subjectiva e Indicadores de Psicopatologia nos processos de transição e adaptação para o Ensino Superior em alunos de primeiro ano. Procurámos, para este efeito, entender em que medida as variáveis externas e secundárias influenciavam cada uma das variáveis em análise e perceber de que forma as variáveis independentes em estudo se relacionavam entre si. Concluiu-se que as variáveis externas idade, género, estado civil, campus e curso não apresentavam influência significativa nas variações da variável dependente, assim como a variável secundária estatuto. Ao contrário, a variável secundária opção do curso, revelou influenciar de forma estatisticamente significativa os níveis de adaptação académica. Concluiu-se, acima de tudo, que estilos de vida mais saudáveis, promovem melhores níveis de adaptação académica e que essa influência significativa está presente em todas as dimensões do QVA-r, que determinam uma avaliação mais positiva do bem-estar subjectivo e que, em contraponto, são responsáveis pela diminuição dos níveis de mal-estar psicológico, tal como ele é avaliado pelo Índice Geral de Sintomas do BSI. Provou-se ainda, que a avaliação subjectiva que os alunos fazem da sua felicidade varia em sentido contrário dos níveis dos indicadores de psicopatologia e que tanto níveis superiores de felicidade subjectiva como níveis inferiores de mal-estar psicológico contribuem para uma adaptação académica de qualidade. Este estudo permitiu também concluir que, em conjunto, as variáveis independentes consideradas explicam de forma muito significativa a variância da qualidade de adaptação académica, pelo que qualquer intervenção na área dos processos de transição/adaptação ao ensino superior, deve assumir os estilos de vida, a satisfação com a vida e o bem-estar psicológico, como domínios fundamentais, incontornáveis, na promoção da saúde e do sucesso académico no ensino superior português. | por |
dc.format | application/pdf | por |
dc.identifier.other | 613.8 COS*Sau Cave | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/229 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Teses | por |
dc.subject | Psicologia da saúde | por |
dc.subject | Psicopatologia | por |
dc.subject | Indicadores | por |
dc.subject | Ensino superior | por |
dc.subject | Adaptação | por |
dc.title | Saúde e bem-estar na transição para o ensino superior: influência dos estilos de vida nos processos de adaptação | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências humanas e Sociais. | por |
thesis.degree.grantor | Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação | por |
thesis.degree.level | Mestrado | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia. Especialidade de Psicologia da Saúde | por |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- TESE Sónia Carvalho Costa em PDF.pdf
- Size:
- 1.21 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format