Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
726.89 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
The present report describes the activities undertaken within the curricular internship at the University of Sassari, as part of the master's degree in Management, in the Faculty of Economics, University of the Algarve (UALG). The report consists of two parts: literature review and the tasks done during the internship. The literature review starts with an introduction to the general concept of integrated marketing communication. It further explains the evolution of the definition and scope of integrated marketing communication concerning technological advancement. Also, the literature review highlights the tools of IMC, its importance, and barriers to its implementation in universities. The internship report describes the methodology adopted (participant observation), the main tasks of the internship, challenges faced, and solutions found.
In this context, the internship report aims to describe the role of an Integrated Marketing Communication intern at the University of Sassari. The internship was completed under the supervision of Tonito Solinas, communication manager in University of Sassari of the host company, and Nelson Matos, professor at the University of Algarve.
During five months – October 2018 to March 2019, the main tasks performed during the internship at University of Sassari, consisted of: 1) Digital content creation and management, this involved contributing and updating different web pages on the university's website; 2) Event management, as an intern within the department several opportunities came to be involved in the process of preparing the welcoming ceremony; 3) Identification of institutional partners for bilateral agreements, this task required to perform adequate research on potential and currents public and private partners; 4) Administrative duties, which included handling emails, developing reports and supporting the communication manager. Overall, the internship was an opportunity to learn from other professionals, develop new skills in the job market, and apply the university's acquired knowledge in real-life working situations.
O presente relatório descreve as atividades realizadas no âmbito do estágio curricular na Universidade de Sassari, como parte do mestrado em Gestão da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve (UALG). O relatório está dividido em quatro capítulos: No capítulo 1, introdução –os objetivos do estágio, metodologia, relevância do estudo, e a estrutura do relatório de estágio são descritos. A metodologia deste relatório é de natureza qualitativa, uma vez que a análise de conteúdo dedutiva foi realizada após leitura e revisão da literatura sobre o tema. Em segundo lugar, a observação participante como método de pesquisa foi utilizada para identificar, descrever os desafios enfrentados e as soluções encontradas durante as tarefas do estágio. Nos últimos tempos, o ambiente de marketing e a competitividade de mercado tornaram-se mais complexos. Esta tendência também afetou a educação, conduzindo por sua vez a uma forte comercialização da oferta no ensino superior (Porcu et al., 2012). Neste contexto, a Integrated Marketing Communications (IMC), ou comunicação integrada de marketing tornou-se muito importante no campo do marketing devido ao avanço das tecnologias da informação e comunicação, e também devido à multiplicação dos canais de mass media e de redes sociais. A IMC como estratégia de comunicação, permite que todas as diferentes formas de comunicação sejam eficazmente vinculadas para criar um efeito impactante no grupo de interesse pretendido. A IMC garante a comunicação com os consumidores (bidirecional) e não com os consumidores (unidirecional). No capítulo 2, revisão de literatura – foi efetuada uma revisão teórica do tema no contexto das tarefas desenvolvidas durante o período de estágio. A revisão inclui a definição e evolução da IMC, o mix da comunicação, redes sociais e o marketing de relacionamento. O capítulo explora ainda a evolução do conceito e propósito da IMC em relação ao presente contexto. Destaca-se também as ferramentas do IMC, sua importância e barreiras à sua implementação nas universidades. No capítulo 3, o estágio – explorou-se e descreveu-se a organização responsável pelo acolhimento, sua missão e objetivos. As tarefas realizadas e os desafios enfrentados durante o estágio, foram também relatados. O estágio ocorreu na Universidade de Sassari (UNISS), uma universidade com mais de 12.000 estudantes, 13 departamentos e vários centros académicos e de investigação. Além de vários cursos de licenciatura e pós-graduação, a Universidade oferece a oportunidade de os alunos se matricularem em programas avançados de formação, e projetos de intercâmbio de estudantes de cariz internacional. O período de estágio foi de cinco meses - outubro de 2018 a março de 2019, e foi realizado sob a supervisão de Tonito Solinas, gestor de comunicação da Universidade de Sassari. As principais tarefas realizadas durante o estágio na Universidade de Sassari consistiram em: 1) participação em reuniões e atividades para a criação de conteúdos para o ambiente digital. Esta tarefa conduziu ainda à participação do estagiário nas reuniões de forma ativa, com o propósito de oferecer e propor soluções para os desafios encontrados. Posteriormente, o estagiário procedeu à atualização das diferentes páginas web da universidade, bem como a criação de hashtags para anunciar causas sociais da universidade nas redes sociais. Isto exigiu, a criação de conteúdos e divulgação de informações relevantes na página de Desenvolvimento e Cooperação Internacional (DEICO) da universidade, sobre oportunidades relacionadas com os planos de estudos, formação, e investigação que podiam ser de interesse dos professores, estudantes e outras partes interessadas da comunidade escolar. As informações publicadas nesta página foram geralmente obtidas de diferentes fontes (internas e externas), sobre as oportunidades de bolsa, programas de intercâmbio de investigação, e ainda eventos que poderiam ser de interesse para a esfera académica; 2) A gestão de eventos como estagiário, permitiu participar no processo de preparação da cerimónias de acolhimento. O projeto Specialist International Clinical Training (SICT), que envolveu médicos chineses foi um desses eventos. O projeto foi uma iniciativa coordenada pela Universidade de Sassari em colaboração com o Hospital Universitário de Sassari. O projeto foi desenvolvido para fornecer formação especializada, com duração de três meses, para reforçar os conhecimentos de gestão e desempenho dos participantes no contexto das atividades clínicas. 3) Acordos bilaterais, esta tarefa exigiu a pesquisa sobre os atuais e potenciais parceiros da instituição. As pesquisas realizadas para identificar potenciais parceiros (maioritariamente universidades de Itália ou de outro país de renome internacional) foram realizadas principalmente através da coleta de informações secundárias de fontes externas na Internet. O objetivo desta tarefa era reunir informações relevantes sobre os potenciais parceiros e sugerir de que modo a parceria poderia ser benéfica para a universidade para aprimorar a marca e o perfil internacional da universidade; 4) Apoio administrativo, esta função exigiu lidar com emails, fazer relatórios e apoiar o gestor de comunicação; 5) Brainstorming, como parte da equipa responsável pela criação de estratégias de comunicação, uma das principais tarefas era ter sessões de brainstorming em colaboração com a equipa de comunicação para discutir novas ideias, orientações e ferramentas de comunicação. O projeto Relive Waste, foi abordado numa destas sessões no sentido de se identificar as hashtags mais adequadas. No capítulo 4 - considerações finais, a análise crítica das tarefas realizadas durante o estágio e identificação dos conhecimentos adquiridos foram analisados e explorados. A experiência de estágio, permitiu ao estagiário trabalhar numa universidade de renome, com um cenário multicultural, onde o envolvimento no processo de aprendizagem com outros profissionais e colegas foi recompensador. Porém, o estágio foi também muito envolvente e desafiador, visto que a variedade de tarefas estimulou a necessidade de constantemente adaptação e motivação. Inclusive, complementou a educação adquirida em contexto académico e ofereceu a oportunidade de trabalhar em várias atividades de comunicação e gestão. O estágio permitiu desenvolver e aprimorar as relações interpessoais e aplicar os conhecimentos adquiridos na universidade num contexto ou situação da vida real, e ainda proporcionou a oportunidade de participar de decisões e projetos com impacto direto na instituição. Por último, o estágio e o mestrado em gestão possibilitaram o crescimento profissional e academico.
O presente relatório descreve as atividades realizadas no âmbito do estágio curricular na Universidade de Sassari, como parte do mestrado em Gestão da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve (UALG). O relatório está dividido em quatro capítulos: No capítulo 1, introdução –os objetivos do estágio, metodologia, relevância do estudo, e a estrutura do relatório de estágio são descritos. A metodologia deste relatório é de natureza qualitativa, uma vez que a análise de conteúdo dedutiva foi realizada após leitura e revisão da literatura sobre o tema. Em segundo lugar, a observação participante como método de pesquisa foi utilizada para identificar, descrever os desafios enfrentados e as soluções encontradas durante as tarefas do estágio. Nos últimos tempos, o ambiente de marketing e a competitividade de mercado tornaram-se mais complexos. Esta tendência também afetou a educação, conduzindo por sua vez a uma forte comercialização da oferta no ensino superior (Porcu et al., 2012). Neste contexto, a Integrated Marketing Communications (IMC), ou comunicação integrada de marketing tornou-se muito importante no campo do marketing devido ao avanço das tecnologias da informação e comunicação, e também devido à multiplicação dos canais de mass media e de redes sociais. A IMC como estratégia de comunicação, permite que todas as diferentes formas de comunicação sejam eficazmente vinculadas para criar um efeito impactante no grupo de interesse pretendido. A IMC garante a comunicação com os consumidores (bidirecional) e não com os consumidores (unidirecional). No capítulo 2, revisão de literatura – foi efetuada uma revisão teórica do tema no contexto das tarefas desenvolvidas durante o período de estágio. A revisão inclui a definição e evolução da IMC, o mix da comunicação, redes sociais e o marketing de relacionamento. O capítulo explora ainda a evolução do conceito e propósito da IMC em relação ao presente contexto. Destaca-se também as ferramentas do IMC, sua importância e barreiras à sua implementação nas universidades. No capítulo 3, o estágio – explorou-se e descreveu-se a organização responsável pelo acolhimento, sua missão e objetivos. As tarefas realizadas e os desafios enfrentados durante o estágio, foram também relatados. O estágio ocorreu na Universidade de Sassari (UNISS), uma universidade com mais de 12.000 estudantes, 13 departamentos e vários centros académicos e de investigação. Além de vários cursos de licenciatura e pós-graduação, a Universidade oferece a oportunidade de os alunos se matricularem em programas avançados de formação, e projetos de intercâmbio de estudantes de cariz internacional. O período de estágio foi de cinco meses - outubro de 2018 a março de 2019, e foi realizado sob a supervisão de Tonito Solinas, gestor de comunicação da Universidade de Sassari. As principais tarefas realizadas durante o estágio na Universidade de Sassari consistiram em: 1) participação em reuniões e atividades para a criação de conteúdos para o ambiente digital. Esta tarefa conduziu ainda à participação do estagiário nas reuniões de forma ativa, com o propósito de oferecer e propor soluções para os desafios encontrados. Posteriormente, o estagiário procedeu à atualização das diferentes páginas web da universidade, bem como a criação de hashtags para anunciar causas sociais da universidade nas redes sociais. Isto exigiu, a criação de conteúdos e divulgação de informações relevantes na página de Desenvolvimento e Cooperação Internacional (DEICO) da universidade, sobre oportunidades relacionadas com os planos de estudos, formação, e investigação que podiam ser de interesse dos professores, estudantes e outras partes interessadas da comunidade escolar. As informações publicadas nesta página foram geralmente obtidas de diferentes fontes (internas e externas), sobre as oportunidades de bolsa, programas de intercâmbio de investigação, e ainda eventos que poderiam ser de interesse para a esfera académica; 2) A gestão de eventos como estagiário, permitiu participar no processo de preparação da cerimónias de acolhimento. O projeto Specialist International Clinical Training (SICT), que envolveu médicos chineses foi um desses eventos. O projeto foi uma iniciativa coordenada pela Universidade de Sassari em colaboração com o Hospital Universitário de Sassari. O projeto foi desenvolvido para fornecer formação especializada, com duração de três meses, para reforçar os conhecimentos de gestão e desempenho dos participantes no contexto das atividades clínicas. 3) Acordos bilaterais, esta tarefa exigiu a pesquisa sobre os atuais e potenciais parceiros da instituição. As pesquisas realizadas para identificar potenciais parceiros (maioritariamente universidades de Itália ou de outro país de renome internacional) foram realizadas principalmente através da coleta de informações secundárias de fontes externas na Internet. O objetivo desta tarefa era reunir informações relevantes sobre os potenciais parceiros e sugerir de que modo a parceria poderia ser benéfica para a universidade para aprimorar a marca e o perfil internacional da universidade; 4) Apoio administrativo, esta função exigiu lidar com emails, fazer relatórios e apoiar o gestor de comunicação; 5) Brainstorming, como parte da equipa responsável pela criação de estratégias de comunicação, uma das principais tarefas era ter sessões de brainstorming em colaboração com a equipa de comunicação para discutir novas ideias, orientações e ferramentas de comunicação. O projeto Relive Waste, foi abordado numa destas sessões no sentido de se identificar as hashtags mais adequadas. No capítulo 4 - considerações finais, a análise crítica das tarefas realizadas durante o estágio e identificação dos conhecimentos adquiridos foram analisados e explorados. A experiência de estágio, permitiu ao estagiário trabalhar numa universidade de renome, com um cenário multicultural, onde o envolvimento no processo de aprendizagem com outros profissionais e colegas foi recompensador. Porém, o estágio foi também muito envolvente e desafiador, visto que a variedade de tarefas estimulou a necessidade de constantemente adaptação e motivação. Inclusive, complementou a educação adquirida em contexto académico e ofereceu a oportunidade de trabalhar em várias atividades de comunicação e gestão. O estágio permitiu desenvolver e aprimorar as relações interpessoais e aplicar os conhecimentos adquiridos na universidade num contexto ou situação da vida real, e ainda proporcionou a oportunidade de participar de decisões e projetos com impacto direto na instituição. Por último, o estágio e o mestrado em gestão possibilitaram o crescimento profissional e academico.
Description
Keywords
Working situations Institutional partners Overall Welcoming ceremony