Publication
Modelo integrativo de teorias cognitivas da motivação. Uma investigação realizada com professores
| dc.contributor.author | Jesus, Saúl | |
| dc.contributor.author | Sérgio Vieira, Luís | |
| dc.contributor.author | Almeida, H. | |
| dc.contributor.author | Santos, J. | |
| dc.contributor.author | Gomes, Alexandra | |
| dc.contributor.author | Martins, C. | |
| dc.date.accessioned | 2012-08-01T10:30:20Z | |
| dc.date.available | 2012-08-01T10:30:20Z | |
| dc.date.issued | 2009 | |
| dc.description.abstract | Neste estudo começamos por fundamentar a pertinência de um modelo integrativo que integre diversas teorias cognitivistas da motivação, no sentido de explicar como é que diversas variáveis motivacionais se relacionam e influenciam mutuamente, para melhor compreender o empenhamento e também o bem-estar profissional. O modelo que apresentamos parte do Modelo do Desânimo Aprendido e dos Modelos Expectativa-Valor da Motivação Humana, em particular do Modelo da Discrepância Motivacional, mas procura superar algumas das limitações destes modelos, integrando também os contributos da Teoria da Motivação Intrínseca e da Teoria da Auto-Eficácia. Posteriormente procurou-se validar empiricamente o modelo proposto, formulando instrumentos para avaliação das variáveis em estudo e realizando uma investigação em que participaram algumas centenas de professores, a qual permitiu demonstrar o sentido empírico do modelo. Desta forma, o modelo proposto e validado pode servir de suporte teórico para fundamentar algumas estratégias de formação que podem ser usadas para promover a motivação e o bem-estar profissional, em particular dos professores. Terminamos apontando para futuras linhas de investigação em que, noutros domínios de realização, nomeadamente alunos em contexto escolar, a motivação pode ser prevista e incentivada. | por |
| dc.identifier.other | AU: SNJ01266; LSV01601; ASG02249; | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/1578 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.peerreviewed | yes | por |
| dc.publisher | Universidade do Algarve | por |
| dc.subject | Psicologia da motivação; ; Bem-Estar Docente. | por |
| dc.subject | Teorias Cognitivistas da Motivação | por |
| dc.subject | Bem-estar docente | por |
| dc.title | Modelo integrativo de teorias cognitivas da motivação. Uma investigação realizada com professores | por |
| dc.type | book part | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Faro | por |
| oaire.citation.title | Temas Atuais em Psicologia | por |
| person.familyName | Neves de Jesus | |
| person.familyName | Vieira | |
| person.familyName | RODRIGUES GUITA ALMEIDA | |
| person.familyName | Gomes | |
| person.givenName | Saúl | |
| person.givenName | Luís Sérgio | |
| person.givenName | MARIA HELENA | |
| person.givenName | Alexandra | |
| person.identifier | 1950020 | |
| person.identifier | 1731317 | |
| person.identifier.ciencia-id | 9A12-2DA2-4C0F | |
| person.identifier.ciencia-id | B517-8A65-3D0D | |
| person.identifier.ciencia-id | 751C-C12F-461A | |
| person.identifier.ciencia-id | 3A14-D1A0-F0CF | |
| person.identifier.orcid | 0000-0003-2019-1011 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0001-8143-0923 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-8186-3507 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0003-1277-6730 | |
| person.identifier.rid | R-5091-2017 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 57194185731 | |
| person.identifier.scopus-author-id | P-6010-2017 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 55938866800 | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | bookPart | por |
| relation.isAuthorOfPublication | 440a7f91-c74d-472c-8228-0c2db46d6cbb | |
| relation.isAuthorOfPublication | b74788f7-e24a-44e6-9705-af060b2b45c4 | |
| relation.isAuthorOfPublication | 016f1087-ecb4-45ac-80ff-e7efd8d592e8 | |
| relation.isAuthorOfPublication | 58b05c4a-017d-438e-ab81-0aefc5043f3a | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 016f1087-ecb4-45ac-80ff-e7efd8d592e8 |
