Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.62 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Este trabalho de investigação tem como finalidade o estudo aprofundado do conhecimento profissional de duas professoras de Ciências Naturais do 3º Ciclo do Ensino Básico, durante a lecionação da unidade didática “Alimentação e Digestão - Sistema Digestivo”, no 9º ano de escolaridade.
Com o intuito de compreender os tipos de conhecimento em ação das duas professoras sujeitos de estudo deste trabalho, professora Clara e professora Alice, fez-se um estudo de caso do tipo instrumental que se baseou no modelo teórico de Ball et al. (2008). Fez-se, então, uma adaptação deste modelo, relativo aos diversos tipos de conhecimentos evidenciados pelas professoras de ciências no decurso das suas aulas, que se enquadram nas seguintes categorias: Conhecimento Comum do Conteúdo, Conhecimento Especializado do Conteúdo e Conhecimento do Horizonte das Ciências, no domínio do Conhecimento do Conteúdo, e Conhecimento do Conteúdo e do Ensino, Conhecimento do Conteúdo e dos Alunos e Conhecimento do Conteúdo e do Currículo, no âmbito do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo.
Description
Dissertação de mest., Didática e Inovação no Ensino das Ciências (Biologia/Geologia), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Univ. do Algarve, 2011
Keywords
Conhecimento profissional dos professores Alimentação e digestão Ensino Tipos de conhecimento Conhecimento em ação