Repository logo
 
Publication

Quando os jovens ganham voz: percursos de uma investigação-acção

dc.contributor.authorPacheco, Raquel
dc.date.accessioned2020-05-19T09:54:35Z
dc.date.available2020-05-19T09:54:35Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractEste artigo apresenta o trabalho de investigação-acção desenvolvido durante a tese de mestrado Quando jovens ganham voz. Uma pesquisa etnográfica sobre media e culturas juvenis. O projecto foi realizado com jovens de uma escola secundária situada dentro da zona urbana de Lisboa e enquadra-se na linha de orientação do Projecto Crianças e Jovens em Notícia que procura identificar, compreender e analisar os modos e formas de recepção de crianças e jovens em relação aos media. Assim, o objectivo desta investigação foi perceber a visão destes jovens, como eles se vêem e pensam ser vistos pela sociedade (o que inclui o cinema, os media, etc.) da qual fazem parte. Para isso, trabalhamos conceitos como violência e cidadania. A partir da exibição dos filmes Zona J e Cidade de Deus foram realizados debates em grupo, onde trabalhamos esses temas de acordo com a realidade e o dia a dia destes jovens. Foi utilizado como ferramenta de registo de pesquisa (por parte da investigadora) um diário de bordo retratando os encontros. A filosofia deste trabalho de campo baseia-se na pedagogia dialéctica de Paulo Freire. É através do diálogo problematizante desenvolvido principalmente após a exibição dos filmes, nas aulas e nos encontros de uma maneira geral, que pretendíamos estimular o questionamento e a problematização e a partir de questões, opiniões e ideias realizar um vídeo onde estes rapazes foram os protagonistas, tanto no processo de idealização (pré-produção), como no processo de produção/execução e pós-produção (edição, música, etc.). O vídeo realizado é um documentário de 28 minutos, composto basicamente por depoimentos de vários jovens (alguns alunos da turma, outros alunos da escola e também de fora desta) e tem como objectivo ser um veículo para que estes jovens ganhem voz, contem a sua versão da história e sejam protagonistas do seu próprio filme, da sua própria história de vida. A metodologia utilizada, os acertos, (des)acertos e resultados obtidos através desta investigação serão relatados nesta comunicação.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn9789722416573
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/13907
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherLivros Horizontept_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCulturas juvenispt_PT
dc.subjectCinema e educaçãopt_PT
dc.subjectEducação para os mediapt_PT
dc.subjectLiteracia mediáticapt_PT
dc.titleQuando os jovens ganham voz: percursos de uma investigação-acçãopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage220pt_PT
oaire.citation.startPage204pt_PT
oaire.citation.titleCrianças e Jovens em Notíciapt_PT
person.familyNamePacheco
person.givenNameRaquel
person.identifier.ciencia-idA31F-887E-0EE7
person.identifier.orcid0000-0002-8266-7276
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication1662e1b5-a8e7-498f-81df-3f3ef13eb8a9
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery1662e1b5-a8e7-498f-81df-3f3ef13eb8a9

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Capítulo do livro sobre vozes de crianças e jovens em notícias.pdf
Size:
783.36 KB
Format:
Adobe Portable Document Format