Publication
Quando os jovens ganham voz: percursos de uma investigação-acção
dc.contributor.author | Pacheco, Raquel | |
dc.date.accessioned | 2020-05-19T09:54:35Z | |
dc.date.available | 2020-05-19T09:54:35Z | |
dc.date.issued | 2009 | |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta o trabalho de investigação-acção desenvolvido durante a tese de mestrado Quando jovens ganham voz. Uma pesquisa etnográfica sobre media e culturas juvenis. O projecto foi realizado com jovens de uma escola secundária situada dentro da zona urbana de Lisboa e enquadra-se na linha de orientação do Projecto Crianças e Jovens em Notícia que procura identificar, compreender e analisar os modos e formas de recepção de crianças e jovens em relação aos media. Assim, o objectivo desta investigação foi perceber a visão destes jovens, como eles se vêem e pensam ser vistos pela sociedade (o que inclui o cinema, os media, etc.) da qual fazem parte. Para isso, trabalhamos conceitos como violência e cidadania. A partir da exibição dos filmes Zona J e Cidade de Deus foram realizados debates em grupo, onde trabalhamos esses temas de acordo com a realidade e o dia a dia destes jovens. Foi utilizado como ferramenta de registo de pesquisa (por parte da investigadora) um diário de bordo retratando os encontros. A filosofia deste trabalho de campo baseia-se na pedagogia dialéctica de Paulo Freire. É através do diálogo problematizante desenvolvido principalmente após a exibição dos filmes, nas aulas e nos encontros de uma maneira geral, que pretendíamos estimular o questionamento e a problematização e a partir de questões, opiniões e ideias realizar um vídeo onde estes rapazes foram os protagonistas, tanto no processo de idealização (pré-produção), como no processo de produção/execução e pós-produção (edição, música, etc.). O vídeo realizado é um documentário de 28 minutos, composto basicamente por depoimentos de vários jovens (alguns alunos da turma, outros alunos da escola e também de fora desta) e tem como objectivo ser um veículo para que estes jovens ganhem voz, contem a sua versão da história e sejam protagonistas do seu próprio filme, da sua própria história de vida. A metodologia utilizada, os acertos, (des)acertos e resultados obtidos através desta investigação serão relatados nesta comunicação. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 9789722416573 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/13907 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Livros Horizonte | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Culturas juvenis | pt_PT |
dc.subject | Cinema e educação | pt_PT |
dc.subject | Educação para os media | pt_PT |
dc.subject | Literacia mediática | pt_PT |
dc.title | Quando os jovens ganham voz: percursos de uma investigação-acção | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 220 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 204 | pt_PT |
oaire.citation.title | Crianças e Jovens em Notícia | pt_PT |
person.familyName | Pacheco | |
person.givenName | Raquel | |
person.identifier.ciencia-id | A31F-887E-0EE7 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8266-7276 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 1662e1b5-a8e7-498f-81df-3f3ef13eb8a9 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 1662e1b5-a8e7-498f-81df-3f3ef13eb8a9 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Capítulo do livro sobre vozes de crianças e jovens em notícias.pdf
- Size:
- 783.36 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format