Repository logo
 
Publication

Criatividade e inovação empresarial nas indústrias criativas

dc.contributor.authorCardoso de Sousa, Fernando
dc.contributor.authorNunes, Florbela
dc.contributor.authorMonteiro, Ileana Pardal
dc.date.accessioned2016-02-19T18:00:13Z
dc.date.available2016-02-19T18:00:13Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractO presente artigo visa demonstrar que a relação de influência entre a atitude dos empresários face à criatividade e as práticas de inovação empresarial é mais forte no setor que envolve as indústrias criativas. Para o efeito foi inquirida uma amostra constituída por 454 empresários, em que 94 pertenciam às indústrias criativas, responsáveis por microempresas e PME portuguesas, através de um inventário de práticas empresariais inovadoras, elaborado a partir do formulário de candidatura à rede PME inovação da COTEC Portugal; e uma escala de atitudes criativas, construída a partir da teoria do investimento, de Sternberg & Lubart (1996). A análise dos resultados permitiu confirmar a proposição e apresentar o empresário inovador como um indivíduo disciplinado e orientado para a partilha com os colaboradores. Se bem que a presente investigação necessite de prova adicional, os resultados obtidos sugerem caracterizações interessantes dos empresários que optam por desenvolver a sua atividade no cluster das indústrias criativas.pt_PT
dc.identifier.issn2238-104X
dc.identifier.otherAUT: IMO00464;
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/7716
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administraçãopt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.spell.org.br/documentos/ver/39239/criatividade-e-inovacao-empresarial-nas-industrias-criativas-pt_PT
dc.subjectCriatividadept_PT
dc.subjectIndústrias criativaspt_PT
dc.subjectGestão criativapt_PT
dc.subjectInovaçãopt_PT
dc.titleCriatividade e inovação empresarial nas indústrias criativaspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage139pt_PT
oaire.citation.startPage121pt_PT
oaire.citation.titleTeoria e Prática em Administraçãopt_PT
oaire.citation.volume5pt_PT
person.familyNameSousa
person.familyNameMonteiro
person.givenNameFernando
person.givenNameIleana
person.identifier.orcid0000-0002-4103-2469
person.identifier.orcid0000-0002-8917-8918
person.identifier.ridH-8331-2013
person.identifier.scopus-author-id54410186000
person.identifier.scopus-author-id55907486100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication7dbac321-3b3e-4f4e-9179-dee22a3bb020
relation.isAuthorOfPublicationb744c44b-8418-4929-95d7-c1db246b93cb
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7dbac321-3b3e-4f4e-9179-dee22a3bb020

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
criatividade e inovação Industrias Criativas.pdf
Size:
345.7 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: