Repository logo
 
Publication

Sucesso académico e desenvolvimento cognitivo em estudantes universitários: estudo das abordagens e concepções de aprendizagem

dc.contributor.advisorGonçalves, Fernando Ribeiro
dc.contributor.advisorVasconcelos, Maria de Lurdes Ferreira Cabral Usera de
dc.contributor.authorValadas, Sandra T.
dc.date.accessioned2011-09-07T16:04:59Z
dc.date.available2011-09-07T16:04:59Z
dc.date.issued2007
dc.descriptionTese dout., Ciências da Educação - Observação e análise da relação educativa, Universidade do Algarve, 2007por
dc.description.abstractNeste trabalho procuramos discutir conceitos relacionados com a aprendizagem, o desenvolvimento cognitivo e o sucesso académico numa amostra particular de estudantes do ensino superior – Universidade do Algarve. Quanto ao constructo desenvolvimento cognitivo consideramos o quadro conceptual proposto por William Perry (1968, 1970, 1981) denominado de Modelo de Desenvolvimento Intelectual e Ético. Relativamente aos processos de aprendizagem, baseámo-nos nos trabalhos originais de Marton e Säljö (1976a, 1976b). Autores como Biggs, Entwistle, Marton, McCune, Ramsden e Säljö constituem para nós referências. Por último, discutimos e avaliamos o sucesso académico, considerando-o numa perspectiva multidimensional que abrange as relações entre sucesso, aprendizagem e desenvolvimento cognitivo. No total, foram inquiridos 566 estudantes das cinco faculdades que integram o ensino universitário na Universidade do Algarve. Para avaliação das variáveis em estudo utilizámos o IDCP (Ferreira & Bastos, 1995), o ASSIST (Tait, Entwistle & McCune, 1998) e um questionário sócio-demográfico construído para o efeito. Os resultados obtidos permitiram encontrar relações entre os constructos e identificar, em particular, variáveis preditoras do sucesso académico na amostra estudada. Estes resultados, em conjunto com os observados na análise de clusters, permitiram-nos construir um modelo compreensivo dos fenómenos (que se assumem como complexos e multifacetados), de natureza bipolar no que diz respeito à aprendizagem e aos factores que parecem determinar a forma como os estudantes abordam as tarefas académicas.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.identifier.other37.04 VAL*Suc Cave
dc.identifier.otherAU: SVA01353;
dc.identifier.tid101155867
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/550
dc.language.isoporpor
dc.relationstrategies for promoting academic success in higher education
dc.subjectTesespor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectDesenvolvimento cognitivopor
dc.subjectSucesso académicopor
dc.titleSucesso académico e desenvolvimento cognitivo em estudantes universitários: estudo das abordagens e concepções de aprendizagempor
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitlestrategies for promoting academic success in higher education
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/POCI/POCTI%2FCED%2F42716%2F2001/PT
oaire.fundingStreamPOCI
person.familyNameValadas
person.givenNameSandra
person.identifier.ciencia-idB110-DAAC-D3B9
person.identifier.orcid0000-0002-0531-8064
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typedoctoralThesispor
relation.isAuthorOfPublication7895332c-c734-4e48-9808-2b9a811335a0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7895332c-c734-4e48-9808-2b9a811335a0
relation.isProjectOfPublication4885320a-698b-46e2-ae7e-f615bb60a6ef
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery4885320a-698b-46e2-ae7e-f615bb60a6ef
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociaispor
thesis.degree.levelDoutorpor
thesis.degree.nameDoutoramento em Ciências da Comunicação. Especialização em Observação e Análise da Relação Educativapor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Valadas,S.(2007).pdf
Size:
6.99 MB
Format:
Adobe Portable Document Format

Collections