Publication
Sucesso académico e desenvolvimento cognitivo em estudantes universitários: estudo das abordagens e concepções de aprendizagem
| dc.contributor.advisor | Gonçalves, Fernando Ribeiro | |
| dc.contributor.advisor | Vasconcelos, Maria de Lurdes Ferreira Cabral Usera de | |
| dc.contributor.author | Valadas, Sandra T. | |
| dc.date.accessioned | 2011-09-07T16:04:59Z | |
| dc.date.available | 2011-09-07T16:04:59Z | |
| dc.date.issued | 2007 | |
| dc.description | Tese dout., Ciências da Educação - Observação e análise da relação educativa, Universidade do Algarve, 2007 | por |
| dc.description.abstract | Neste trabalho procuramos discutir conceitos relacionados com a aprendizagem, o desenvolvimento cognitivo e o sucesso académico numa amostra particular de estudantes do ensino superior – Universidade do Algarve. Quanto ao constructo desenvolvimento cognitivo consideramos o quadro conceptual proposto por William Perry (1968, 1970, 1981) denominado de Modelo de Desenvolvimento Intelectual e Ético. Relativamente aos processos de aprendizagem, baseámo-nos nos trabalhos originais de Marton e Säljö (1976a, 1976b). Autores como Biggs, Entwistle, Marton, McCune, Ramsden e Säljö constituem para nós referências. Por último, discutimos e avaliamos o sucesso académico, considerando-o numa perspectiva multidimensional que abrange as relações entre sucesso, aprendizagem e desenvolvimento cognitivo. No total, foram inquiridos 566 estudantes das cinco faculdades que integram o ensino universitário na Universidade do Algarve. Para avaliação das variáveis em estudo utilizámos o IDCP (Ferreira & Bastos, 1995), o ASSIST (Tait, Entwistle & McCune, 1998) e um questionário sócio-demográfico construído para o efeito. Os resultados obtidos permitiram encontrar relações entre os constructos e identificar, em particular, variáveis preditoras do sucesso académico na amostra estudada. Estes resultados, em conjunto com os observados na análise de clusters, permitiram-nos construir um modelo compreensivo dos fenómenos (que se assumem como complexos e multifacetados), de natureza bipolar no que diz respeito à aprendizagem e aos factores que parecem determinar a forma como os estudantes abordam as tarefas académicas. | por |
| dc.format | application/pdf | por |
| dc.identifier.other | 37.04 VAL*Suc Cave | |
| dc.identifier.other | AU: SVA01353; | |
| dc.identifier.tid | 101155867 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/550 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.relation | strategies for promoting academic success in higher education | |
| dc.subject | Teses | por |
| dc.subject | Educação | por |
| dc.subject | Aprendizagem | por |
| dc.subject | Desenvolvimento cognitivo | por |
| dc.subject | Sucesso académico | por |
| dc.title | Sucesso académico e desenvolvimento cognitivo em estudantes universitários: estudo das abordagens e concepções de aprendizagem | por |
| dc.type | doctoral thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.awardTitle | strategies for promoting academic success in higher education | |
| oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/POCI/POCTI%2FCED%2F42716%2F2001/PT | |
| oaire.fundingStream | POCI | |
| person.familyName | Valadas | |
| person.givenName | Sandra | |
| person.identifier.ciencia-id | B110-DAAC-D3B9 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-0531-8064 | |
| project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
| project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | doctoralThesis | por |
| relation.isAuthorOfPublication | 7895332c-c734-4e48-9808-2b9a811335a0 | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 7895332c-c734-4e48-9808-2b9a811335a0 | |
| relation.isProjectOfPublication | 4885320a-698b-46e2-ae7e-f615bb60a6ef | |
| relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | 4885320a-698b-46e2-ae7e-f615bb60a6ef | |
| thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | por |
| thesis.degree.level | Doutor | por |
| thesis.degree.name | Doutoramento em Ciências da Comunicação. Especialização em Observação e Análise da Relação Educativa | por |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
