Repository logo
 
Publication

Crioulização cénica: em busca de uma Identidade para o teatro cabo-verdiano

datacite.subject.fosHumanidades::Artespt_PT
datacite.subject.fosHumanidades::Outras Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorVasques, Eugénia
dc.contributor.advisorFerré, Pedro
dc.contributor.advisorMeirelles, Márcio
dc.contributor.authorBranco, João Guedes
dc.date.accessioned2016-09-06T16:13:03Z
dc.date.available2016-09-06T16:13:03Z
dc.date.issued2016-06-20
dc.date.submitted2016
dc.descriptionTese de Doutoramento, Comunicação, Cultura e Artes, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2016pt_PT
dc.description.abstractImportando o conceito de crioulização, da linguística para os estudos culturais, e mais concretamente para o domínio das artes cénicas, a presente tese descreve a metodologia da crioulização cénica, enquanto corolário identitário do teatro pós-moderno cabo-verdiano e síntese do percurso histórico do teatro em Cabo Verde. Tendo como ponto de partida uma reflexão sobre a problemática da crioulização nos mais recentes debates tidos em diversas disciplinas, como a Linguística, História, Antropologia e Sociologia, o presente estudo passa por uma análise do processo histórico cabo-verdiano, que parte de um território inabitado e, portanto, pode considerado um laboratório modelar que reflete como poucos o processo de crioulização cultural. Partindo desse pressuposto, faz-se uma descrição daqueles que são considerados os principais parâmetros da identidade cabo-verdiana. Ao fazer-se, de seguida, uma viagem pormenorizada pela história do teatro em Cabo Verde, desde os primeiros fenómenos parateatrais até à modernidade, procura-se comprovar que o teatro da Nação resulta fundamentalmente da História da Nação, e que graças a essa estrada de duplo sentido é possível entender melhor a identidade desta conhecendo a história do teatro cabo-verdiano, os seus protagonistas e principais características. A crioulização cénica, da qual se definem os parâmetros e se analisam quatro estudos de caso, torna-se, pela sua metodologia específica, um paradigma da identidade cénica caboverdiana, reflexo de múltiplas raízes, influências, ritmos, tradições e, ao mesmo tempo, resultado de um trabalho artístico contemporâneo, imbuído de um espírito multidisciplinar e colectivo.pt_PT
dc.description.abstractImporting the concept of Creolization from Linguistics into Cultural Studies and, more precisely, into the field of the Performing Arts, the present thesis describes the methodology behind theatrical creolization as the corollary of the sense of national identity in post-modern caboverdean theater and a synthesis of the historical journey of theater in Cabo Verde. Beginning with a reflection on the issues related to creolization in the most recent debates in various different disciplines, such as Linguistics, History, Anthropology and Sociology, this study includes an analysis of Cabo Verde’s historical process, which began with an uninhabited territory and, as such, may be considered a model laboratory that reflects the process of cultural creolization like few other places in the world. Using this assumption as a foundation, the study describes what are considered the main parameters of caboverdean identity. In subsequently embarking upon a detailed journey through the history of theater in Cabo Verde, from the first paratheatrical phenomena up to the modern era, it seeks to prove that the Nation’s theater is fundamentally the result of the Nation’s history, and that, thanks to this two-way road, it becomes easier to understand the Nation’s identity through familiarity with caboverdean theater, its protagonists and its main characteristics. Theatrical creolization, the parameters of which are defined and four case studies of which are analyzed, becomes, through its specific methodology, a paradigm of caboverdean theatrical identity, a reflection of its multiplicity of roots, influences, rhythms and traditions and, at the same time, a result of contemporary artistic work imbued with a multidisciplinary and collective spirit.pt_PT
dc.identifier.tid101400373
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/8683
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCrioulizaçãopt_PT
dc.subjectCabo Verdept_PT
dc.subjectCrioulopt_PT
dc.subjectTeatropt_PT
dc.subjectCrioulização cénicapt_PT
dc.subjectCreolizationpt_PT
dc.subjectCreolept_PT
dc.subjectTheatrept_PT
dc.subjectTheatrical creolizationpt_PT
dc.titleCrioulização cénica: em busca de uma Identidade para o teatro cabo-verdianopt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociaispt_PT
thesis.degree.levelDoutorpt_PT
thesis.degree.nameDoutoramento em Comunicação, Cultura e Artespt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Doutoramento COMPONENTE PRE TEXTUAL final.pdf
Size:
7.11 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: