Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Formação de educadores de infância e a promoção da qualidade em creche

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Esta investigação, desenvolvida na área das Ciências da Educação – Especialização em Educação de Infância, procura contribuir para a compreensão da relação da formação ministrada nas Escolas Superiores de Educação, que formam educadores de infância, e o mundo real do trabalho em Creche. A investigação pretende pôr em evidência a importância do educador na fase de primeira infância, esclarecer, ou não, a existência de currículos adequados que operacionalizem a preparação do educador de infância para trabalhar em Creche. E aí poder ser promotor da qualidade deste contexto educativo. O estudo foi realizado em cinco Escolas Superiores de Educação. Os dados foram analisados utilizando a metodologia de análise documental aos currículos aí existentes e a análise qualitativa da entrevista semi-estruturada às coordenadoras dos referidos Cursos. A análise e interpretação dos dados, mostraram diferentes modos de organização dos cursos, evidenciando-se desejável, uma evolução qualitativa dos currículos das ESE/s, ajustados à adequação e satisfação das necessidades dos futuros educadores. Faz-se ressaltar o contributo das Práticas Pedagógicas, que pode ser fruto de interacções ricas e promotoras de experiências que levam a utilizar os saberes teóricos e transformálos em saberes de acção, a exercer a sua transferência e integração a “formar um habitus profissional pelo confronto com casos concretos.” (Perrenoud, 2001, p.158).

Description

Dissertação de mest., Ciências da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2008

Keywords

Teses Educadores de infância Formação Creche

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License