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Advisor(s)
Abstract(s)
Esta investigação, desenvolvida na área das Ciências da Educação – Especialização em
Educação de Infância, procura contribuir para a compreensão da relação da formação
ministrada nas Escolas Superiores de Educação, que formam educadores de infância, e o
mundo real do trabalho em Creche.
A investigação pretende pôr em evidência a importância do educador na fase de
primeira infância, esclarecer, ou não, a existência de currículos adequados que
operacionalizem a preparação do educador de infância para trabalhar em Creche. E aí
poder ser promotor da qualidade deste contexto educativo.
O estudo foi realizado em cinco Escolas Superiores de Educação. Os dados foram
analisados utilizando a metodologia de análise documental aos currículos aí existentes e
a análise qualitativa da entrevista semi-estruturada às coordenadoras dos referidos
Cursos.
A análise e interpretação dos dados, mostraram diferentes modos de organização dos
cursos, evidenciando-se desejável, uma evolução qualitativa dos currículos das ESE/s,
ajustados à adequação e satisfação das necessidades dos futuros educadores.
Faz-se ressaltar o contributo das Práticas Pedagógicas, que pode ser fruto de interacções
ricas e promotoras de experiências que levam a utilizar os saberes teóricos e transformálos
em saberes de acção, a exercer a sua transferência e integração a “formar um habitus
profissional pelo confronto com casos concretos.” (Perrenoud, 2001, p.158).
Description
Dissertação de mest., Ciências da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2008
Keywords
Teses Educadores de infância Formação Creche