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As atividades experimentais no jardim de infância Hortas Pedagógicas
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Coelho, Ana Cristina | |
dc.contributor.advisor | Gonçalves, Carla Alexandra L. D. R. Dionísio | |
dc.contributor.author | Afonso, Vanessa Teixeira | |
dc.date.accessioned | 2018-12-14T09:18:15Z | |
dc.date.available | 2018-12-14T09:18:15Z | |
dc.date.issued | 2018-03-30 | |
dc.description.abstract | O relatório intitulado As atividades experimentais no Jardim de Infância - Hortas Pedagógicas descreve um projeto investigativo de intervenção pedagógica, realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. O estudo desenvolveu-se num Jardim de Infância da cidade de Faro, entre 17 de novembro de 2014 e 14 de maio de 2015, e teve como principais objetivos conhecer as conceções das crianças quanto à constituição das plantas, através de um jogo lúdico, conceber uma Horta Pedagógica com as crianças no Jardim de Infância e avaliar o impacto desta estratégia didática no desenvolvimento de competências nas crianças. Na Horta Pedagógica foram cultivadas sete espécies diferentes de plantas, designadamente, trigo, feijoeiro, alface, tomateiro, morangueiro, batateira, e cenoura. Exploraram-se conceitos relacionados com a forma de propagação (vegetativa ou por semente) das plantas e com a produção de alimentos que derivavam de estruturas constituintes das plantas, designadamente, sementes (trigo e feijão), folhas (alface), caule (batatas), fruto e pseudofruto (tomate e morango) e raiz (cenoura). O projeto de realização da Horta Pedagógica traduziu-se num processo dinâmico, muito participado pelas crianças de forma espontânea, promotor do desenvolvimento de competências de autonomia e responsabilidade. Proporcionou momentos de descoberta, essenciais nesta faixa etária para a construção de conhecimentos em ciências. Ao longo do projeto as crianças descobriram plantas que não conheciam, aprenderam a cultivar as plantas, identificaram alguns fatores abióticos (sol, água) essenciais ao seu desenvolvimento, e viveram o tempo que demora a produzir um morango, uma batata, um feijão. Desenvolveram a linguagem e enriqueceram o vocabulário, aprenderam a respeitar os colegas e o meio ambiente, aprenderam estratégias de comunicação. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202022749 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/12172 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Jardim de infância | pt_PT |
dc.subject | Horta Pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Educação em ciências | pt_PT |
dc.subject | Estratégias pedagógicas | pt_PT |
dc.title | As atividades experimentais no jardim de infância Hortas Pedagógicas | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |