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As atividades experimentais no jardim de infância Hortas Pedagógicas

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCoelho, Ana Cristina
dc.contributor.advisorGonçalves, Carla Alexandra L. D. R. Dionísio
dc.contributor.authorAfonso, Vanessa Teixeira
dc.date.accessioned2018-12-14T09:18:15Z
dc.date.available2018-12-14T09:18:15Z
dc.date.issued2018-03-30
dc.description.abstractO relatório intitulado As atividades experimentais no Jardim de Infância - Hortas Pedagógicas descreve um projeto investigativo de intervenção pedagógica, realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. O estudo desenvolveu-se num Jardim de Infância da cidade de Faro, entre 17 de novembro de 2014 e 14 de maio de 2015, e teve como principais objetivos conhecer as conceções das crianças quanto à constituição das plantas, através de um jogo lúdico, conceber uma Horta Pedagógica com as crianças no Jardim de Infância e avaliar o impacto desta estratégia didática no desenvolvimento de competências nas crianças. Na Horta Pedagógica foram cultivadas sete espécies diferentes de plantas, designadamente, trigo, feijoeiro, alface, tomateiro, morangueiro, batateira, e cenoura. Exploraram-se conceitos relacionados com a forma de propagação (vegetativa ou por semente) das plantas e com a produção de alimentos que derivavam de estruturas constituintes das plantas, designadamente, sementes (trigo e feijão), folhas (alface), caule (batatas), fruto e pseudofruto (tomate e morango) e raiz (cenoura). O projeto de realização da Horta Pedagógica traduziu-se num processo dinâmico, muito participado pelas crianças de forma espontânea, promotor do desenvolvimento de competências de autonomia e responsabilidade. Proporcionou momentos de descoberta, essenciais nesta faixa etária para a construção de conhecimentos em ciências. Ao longo do projeto as crianças descobriram plantas que não conheciam, aprenderam a cultivar as plantas, identificaram alguns fatores abióticos (sol, água) essenciais ao seu desenvolvimento, e viveram o tempo que demora a produzir um morango, uma batata, um feijão. Desenvolveram a linguagem e enriqueceram o vocabulário, aprenderam a respeitar os colegas e o meio ambiente, aprenderam estratégias de comunicação.pt_PT
dc.identifier.tid202022749pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/12172
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectJardim de infânciapt_PT
dc.subjectHorta Pedagógicapt_PT
dc.subjectEducação em ciênciaspt_PT
dc.subjectEstratégias pedagógicaspt_PT
dc.titleAs atividades experimentais no jardim de infância Hortas Pedagógicaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

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