Repository logo
 
Publication

As transições dos alunos com necessidades educativas especiais do ensino secundário para o superior

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorFragoso, António
dc.contributor.authorSilva, Lara Filipa Loureiro e
dc.date.accessioned2016-04-28T16:52:02Z
dc.date.available2016-04-28T16:52:02Z
dc.date.issued2015-10-07
dc.date.submitted2015
dc.descriptionDissertação de mestrado, Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2015
dc.description.abstractA inclusão dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) é uma temática que assume uma importância crucial em todos os níveis do sistema educativo, pelas implicações que esta pode trazer ao desenvolvimento dos alunos, por isso importa refletir e conhecer de que forma vai acontecendo essa inclusão, identificando as dificuldades que possam ocorrer na adaptação e na integração destes jovens. Através de uma investigação qualitativa pretendemos evidenciar a realidade dos estudantes de 1ºano com NEE na Universidade do Algarve, tendo como objetivos principais a caracterização dos sujeitos e a perceção que têm sobre o seu processo de inclusão na Universidade. Desta investigação fazem parte: seis estudantes com NEE e quatro docentes que lecionam a estes alunos. Os dados foram recolhidos através de entrevistas individuais e apontam para percursos diferenciados em função das problemáticas apresentadas e das perceções individuais das dificuldades e vivências experienciadas. Desta forma, refletimos sobre o modo como esta passagem para a universidade é trabalhada na perspetiva do aperfeiçoamento e aquisição de competências que possibilitem a estes jovens com NEE a adaptação plena na sociedade no futuro. Os resultados obtidos permitem caracterizar os estudantes NEE da Universidade do Algarve e sugerir um conjunto de recomendações com vista à melhoria da sua situação académica.pt_PT
dc.identifier.tid201356376
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/8090
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação especialpt_PT
dc.subjectNecessidades educativas especiaispt_PT
dc.titleAs transições dos alunos com necessidades educativas especiais do ensino secundário para o superiorpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motorpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação de Mestrado Lara Silva assinado.pdf
Size:
1.05 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: