Publication
As transições dos alunos com necessidades educativas especiais do ensino secundário para o superior
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Fragoso, António | |
| dc.contributor.author | Silva, Lara Filipa Loureiro e | |
| dc.date.accessioned | 2016-04-28T16:52:02Z | |
| dc.date.available | 2016-04-28T16:52:02Z | |
| dc.date.issued | 2015-10-07 | |
| dc.date.submitted | 2015 | |
| dc.description | Dissertação de mestrado, Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2015 | |
| dc.description.abstract | A inclusão dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) é uma temática que assume uma importância crucial em todos os níveis do sistema educativo, pelas implicações que esta pode trazer ao desenvolvimento dos alunos, por isso importa refletir e conhecer de que forma vai acontecendo essa inclusão, identificando as dificuldades que possam ocorrer na adaptação e na integração destes jovens. Através de uma investigação qualitativa pretendemos evidenciar a realidade dos estudantes de 1ºano com NEE na Universidade do Algarve, tendo como objetivos principais a caracterização dos sujeitos e a perceção que têm sobre o seu processo de inclusão na Universidade. Desta investigação fazem parte: seis estudantes com NEE e quatro docentes que lecionam a estes alunos. Os dados foram recolhidos através de entrevistas individuais e apontam para percursos diferenciados em função das problemáticas apresentadas e das perceções individuais das dificuldades e vivências experienciadas. Desta forma, refletimos sobre o modo como esta passagem para a universidade é trabalhada na perspetiva do aperfeiçoamento e aquisição de competências que possibilitem a estes jovens com NEE a adaptação plena na sociedade no futuro. Os resultados obtidos permitem caracterizar os estudantes NEE da Universidade do Algarve e sugerir um conjunto de recomendações com vista à melhoria da sua situação académica. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 201356376 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/8090 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Educação especial | pt_PT |
| dc.subject | Necessidades educativas especiais | pt_PT |
| dc.title | As transições dos alunos com necessidades educativas especiais do ensino secundário para o superior | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação | |
| thesis.degree.level | Mestre | |
| thesis.degree.name | Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor | pt_PT |
