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No passado muitos folcloristas estavam, igualmente interessados em política cultural. A recolha, a publicação e a pesquisa em cultura popular estavam claramente direccionadas para a construção e suporte duma identidade nacional. Foi assim que a Idade Média se tornou instrumental para a política cultural contemporânea mais do que como objecto de pesquisa histórica. Moltke Moe, o primeiro professor de folclorística e da linguagem das cantigas populares na Noruega, é considerado o pai da investigação folclorística neste país. Devotou muito do seu tempo à reconstrução das baladas populares norueguesas. São analisadas neste artigo duas das suas reconstruções (A visão do sonho de Olav Àsteson e a Batalha de Roncesvales). Ambas as reconstruções tornaram-se parte do nosso património cultural. Embora as suas reconstruções tenham o selo da autoridade profissional, ele acaba por ser muito mais um poeta de que um cientista. Rearranjou a história, criou novas palavras e até construiu do nada estrofes inteiras. O seu objectivo era que estas baladas estabelecessem uma ligação entre a Idade Média e o seu tempo, para que os noruegueses se orgulhassem do seu património.