dc.contributor.author | Nogueira, Adriana | |
dc.contributor.author | Boeri, Marcelo | |
dc.date.accessioned | 2023-05-25T13:56:38Z | |
dc.date.available | 2023-05-25T13:56:38Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description.abstract | Nesta obra de Platão, a estrutura do diálogo parece comparativamente simples. Após uma dupla introdução dramática, a segunda das quais gradualmente vai assumindo uma função metodológica, Sócrates lança a pergunta – “O que é o saber?” -, que comandará todo o diálogo. É a ela que Teeteto apresenta as três respostas que constituem o diálogo, cada uma das quais, pela sua autonomia, serve de baliza à argumentação. […] O argumento do diálogo é animado por uma intenção, expressa no plano dramático: a de recordar a personalidade de Teeteto, relatando um episódio da sua educação filosófica (144d-151e). Esta intenção explica alguns excessos erísticos da argumentação de Sócrates, bem como as frequentes digressões, particularmente no curso da refutação de Protágoras. Mas deixa-se progressivamente atenuar, ao longo das refutações da segunda e terceira respostas de Teeteto, devido à especiosa dificuldade de muitos dos problemas levantados pela argumentação de Sócrates. Este facto indicia uma gradual transformação na abordagem da questão do saber. Podemos considerar o exame da primeira resposta meramente introdutório e constitutivo do problema, refutando Teeteto, a partir da crítica das sucessivas versões apresentadas da ontoepistemologia, atribuída a Heraclito e Protágoras. Tudo muda, porém, após a refutação desta resposta, emergindo o saber como problema autónomo. O exame da segunda resposta dá origem à constituição da cognição, como atividade unificada à emergência do “problema do conhecimento”, poderemos dizer. É desta que parte o exame da terceira resposta, o qual, aceitando os resultados da análise precedente, se confronta com uma nova dificuldade: a da possibilidade e meio de atingir o saber. Esta perspetiva contribui para colocar o problema da integração do diálogo no Corpus em termos muito diferentes dos habituais. (Da introdução de J. Trindade Santos) | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | PLATÃO, Teeteto, (versão do grego de Adriana Nogueira e Marcelo Boeri. Introdução de José Trindade Santos) Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. 4ª Edição. 2015 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-31-1108-8 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/19614 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Fundação Calouste Gulbenkian | pt_PT |
dc.relation | Plato, Theaetetus | |
dc.relation.publisherversion | https://gulbenkian.pt/publications/teeteto/ | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Platão | pt_PT |
dc.subject | Teeteto | pt_PT |
dc.subject | episteme | pt_PT |
dc.subject | saber | pt_PT |
dc.subject | conhecimento | pt_PT |
dc.subject | sensação | pt_PT |
dc.subject | perceção | pt_PT |
dc.title | PLATÃO, Teeteto, (versão do grego de Adriana Nogueira e Marcelo Boeri) | pt_PT |
dc.type | book | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardTitle | Plato, Theaetetus | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/POCI/POCTI%2FFIL%2F36355%2F2000/PT | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.issue | 4ª Edição | pt_PT |
oaire.fundingStream | POCI | |
person.familyName | Nogueira | |
person.givenName | Adriana | |
person.identifier.ciencia-id | CF15-88FF-0B6A | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5709-6870 | |
person.identifier.rid | G-3392-2016 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
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