Repository logo
 
Publication

A identidade territorial da cidade de Peniche como base sustentável da marca e do seu desenvolvimento estratégico

dc.contributor.advisorMendes, Júlio
dc.contributor.advisorCoelho, Júlio
dc.contributor.authorRodrigues, Anna Clara Leal
dc.date.accessioned2014-02-28T12:15:34Z
dc.date.available2014-02-28T12:15:34Z
dc.date.issued2013-07-30
dc.descriptionDissertação de mest., Marketing, Faculdade de Economia, Univ. do Algarve, 2013por
dc.description.abstractNo mundo globalizado do século XXI, urge a necessidade dos países, cidades e localidades se darem a conhecer a consumidores cada vez mais atentos, informados e exigentes. A procura constante pela diferenciação e o desejo de criar necessidades tangíveis e intangíveis nos consumidores colocam a marca cidade como um fator preponderante na relevância da estratégia de desenvolvimento local. A marca territorial deverá ser entendida como uma ferramenta fulcral no desenvolvimento estratégico das cidades, na medida em que permite uma maior notoriedade, diferenciação e por conseguinte vantagens competitivas. Desta forma, a marca das cidades deverá ser construída e desenvolvida com base no pilar da identidade territorial que enfatiza a história de um povo evidenciando traços culturais, históricos e tradições. Peniche está localizado na zona centro de Portugal, mais especificamente na Região Oeste e é um concelho com notoriedade mundial, mas que ao longo de anos não tem evidenciado uma estratégia de crescimento e sustentabilidade, apesar da sua identidade e dos seus sabores (gastronomia) e saberes (história, monumentos, costa com praias de areia branca, artesanato – renda de bilros, desportos náuticos com uma das melhores praias mundiais para a pratica de surf e bodyboard e campeões nas modalidades) serem reconhecidos globalmente. Urge, assim, a necessidade de criar uma linha de comunicação única que realce e evidencie a identidade desta terra e das suas gentes, definindo uma marca cidade que seja o fio condutor da linha de comunicação institucional e de uma estratégia de desenvolvimento.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/3541
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectMarketing
dc.subjectIdentidade
dc.subjectMarcas
dc.subjectDestinos turísticos
dc.subjectPortugal - Peniche
dc.titleA identidade territorial da cidade de Peniche como base sustentável da marca e do seu desenvolvimento estratégicopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Economiapor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Marketingpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
dissertação marketing _ peniche.pdf
Size:
5.59 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: