Repository logo
 
Publication

A perceção do papel educativo dos auxiliares de ação educativa na educação de infância

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorVilhena, Carla Cardoso
dc.contributor.authorGuerreiro, Alexandra Manuela Cardoso
dc.date.accessioned2016-03-02T11:54:25Z
dc.date.available2016-03-02T11:54:25Z
dc.date.issued2014
dc.date.submitted2014
dc.descriptionDissertação de mestrado, Ciências da Educação e da Formação (Observação e Análise da Relação Educativa), Faculdade de Ciências Humanas e Socias, Universidade do Algarve, 2014
dc.description.abstractAtravés do presente estudo pretendeu-se contribuir para a compreensão da realidade profissional dos auxiliares de ação educativa, em contexto de educação de infância. Mais concretamente, este trabalho teve como principal objetivo compreender qual a perceção que este grupo de profissionais possuía do seu papel enquanto agente educativo, assim como perceber a importância que atribuíam à formação para o desempenho das suas funções. Neste sentido, foi realizado um estudo de caso, numa instituição de educação de infância, tendo sido realizadas entrevistas a dez auxiliares de ação educativa. Os resultados obtidos através da realização deste estudo permitiu perceber que estes profissionais têm funções específicas nestes contexto educativo divergindo de outros níveis educativos. Os auxiliares de ação educativa no contexto de educação de infância desempenham funções de auxílio nas atividades pedagógicas e colaboram no funcionamento dos estabelecimentos de ensino assegurando as questões de segurança e higiene e limpeza. Também se conclui que a formação profissional e contínua assume-se como crucial no desenvolvimento profissional destes profissionais e constitui um elemento fundamental para um serviço de qualidade dos estabelecimentos de ensino.pt_PT
dc.identifier.tid202469220
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/7768
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação de infânciapt_PT
dc.subjectAuxiliares de ação educativapt_PT
dc.subjectQualidade do ensinopt_PT
dc.subjectFormação profissionalpt_PT
dc.subjectFormação contínuapt_PT
dc.titleA perceção do papel educativo dos auxiliares de ação educativa na educação de infânciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Socias
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação e da Formação (Observação e Análise da Relação Educativa)pt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertacao Mestrado Ciencias da Educacao.pdf
Size:
719.64 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: