Repository logo
 
Publication

A federation of online labs for assisting science and engineering education in the MENA Region

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informáticapt_PT
dc.contributor.advisorGuerreiro, Pedro João Valente Dias
dc.contributor.advisorAlves, Gustavo Ribeiro da Costa
dc.contributor.authorNajimaldeen, Razwan Mohmed Salah
dc.date.accessioned2017-10-17T13:44:18Z
dc.date.available2017-10-17T13:44:18Z
dc.date.issued2017-06-08
dc.date.submitted2017
dc.descriptionTese de doutoramento, Engenharia Informática, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade do Algarve, 2017
dc.description.abstractEducation is now more widely available than ever before. In a great part, this is due to the usage of digital tools, applications and online services by students and teachers. In fact, the Internet has hugely increased the availability of educational resources and also prompted additional collaboration and cooperation among institutions and among countries. Today, active learning methods offer several techniques that have been adopted by teachers to bring efficient learning experiences for the students. Learning by doing promotes successful learning by providing varied experiences to the students in Science, Technology, Engineering and Mathematics (STEM) fields. In addition, with continued practice, the students learn the contents of lessons and develop their skills by using all available resources. This leads to effective learning and effective acquisition of knowledge, and helps in building a strong relationship among students and between them and their teachers. In recent decades, instructional technologies have supported higher education systems well. They have offered several active learning methods to institutions, for instance online labs. Several projects in online labs area are being done worldwide, at present. Generally, the supporting idea of online labs is to offer additional access to remote experiments to students in different disciplines, 24/7 without substantial increase in cost per student around the world and especially in countries with limited resources. Moreover, they allow students to spend more time on experiments and increase their ability and skills through a simple computer connected to the Internet. This study focuses on the higher education systems in the Middle East and North Africa (MENA) region. It discusses the level of collaboration and cooperation work among researchers in this region, particularly in online labs fields. It offers new perspectives and new ways to increase that work by creating the Community of Practices (CoP) around online labs and also by promoting the idea of federation new and existing online labs.pt_PT
dc.description.abstractO ensino é, hoje em dia, mais acessível à generalidade da população mundial do que em qualquer momento do passado. Isso deve-se, em grande parte, à utilização de ferramentas digitais, de aplicações informáticas e de serviços online, pelos professores e pelos estudantes. Com efeito, a Internet fez aumentar imenso a disponibilidade de recursos educativos e, simultaneamente, proporcionou o desenvolvimento dos intercâmbios e das colaborações entre as instituições de ensino superior e entre os diversos países. As várias técnicas que integram os métodos de ensino ativo têm vindo a ser adotadas progressivamente pelos professores, dessa maneira proporcionando aos estudantes percursos de aprendizagem mais aliciantes e mais profícuos. Aprender fazendo promove o sucesso na aprendizagem por via da realização de experiências práticas nos vários domínios da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Além do que, dessa maneira os estudantes assimilam os conteúdos programáticos e desenvolvem as suas capacidades, atingindo mais eficazmente os objetivos do estudo. Isto conduz a uma aprendizagem mais conseguida e a uma real aquisição de conhecimentos, fomentando, ao mesmo tempo, um relacionamento mais forte entre estudantes e também entre estudantes e professores. Nas últimas décadas, o funcionamento das instituições do ensino superior tem vindo a apoiar-se cada vez mais nas tecnologias de ensino. Entre as diversas tecnologias que foram adotadas, contam-se os laboratórios online. Existem, atualmente, diversos projetos neste domínio, com vasta cobertura. Resumidamente, a visão dos promotores dos laboratórios online é proporcionar aos estudantes das diversas disciplinas acesso remoto a experiências práticas, 24 horas por dia. Isto deve ser conseguido sem que as instituições de ensino superior tenham de incorrer em gastos substanciais, de modo a possibilitar a adoção dos laboratórios online por países que atravessem dificuldades económicas. Com os laboratórios online, os estudantes têm oportunidade de realizar mais experiências do que realizariam de outro modo e, assim, desenvolver mais eficazmente as suas capacidades científicas e tecnológicas. E isso conseguir-se-á por via de um simples computador ligado à Internet. O presente estudo centra-se nos sistemas de ensino superior dos países do Médio Oriente e do Norte de África, em inglês, Middle East and North Africa, MENA. Analisamos, em particular, o nível de colaboração existente entre os investigadores desta região, no domínio dos laboratórios online, e propomos novas perspetivas para o desenvolvimento do trabalho desses investigadores, por meio de da criação de uma comunidade de prática (em inglês community of practice) sobre o tema dos laboratórios online. Adicionalmente, propomos a criação de uma federação de laboratórios online, que agrupará laboratórios dispersos pelo mundo, já existentes ou a criar, assim facilitando a sua utilização à escala mundial.pt_PT
dc.identifier.tid101479549pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/10100
dc.language.isoengpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectRegião MENApt_PT
dc.subjectSistemas de ensino superiorpt_PT
dc.subjectTrabalho colaborativo e cooperativopt_PT
dc.subjectLaboratórios onlinept_PT
dc.subjectPlataforma VISIR Open Labpt_PT
dc.subjectComunidades de práticapt_PT
dc.subjectFederação de laboratórios onlinept_PT
dc.titleA federation of online labs for assisting science and engineering education in the MENA Regionpt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve, Faculdade de Ciências e Tecnologia
thesis.degree.levelDoutor
thesis.degree.nameEngenharia Informáticapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Final version of Razwan PhD (19-4-2017).pdf
Size:
4.02 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.41 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: