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Relação entre os estilos e práticas parentais e saúde mental: um estudo com a população geral
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Nunes, Cristina | |
dc.contributor.author | Mateus, Tânia Isabel Silva | |
dc.date.accessioned | 2017-09-08T10:56:26Z | |
dc.date.available | 2017-09-08T10:56:26Z | |
dc.date.issued | 2016-12-07 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.description | Dissertação de mestrado, Psicologia Clínica e da Saúde, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2016 | |
dc.description.abstract | A temática da saúde mental e dos estilos e práticas parentais tem vindo a ser cada vez mais estudada dada a sua importância. Os adultos com problemas de saúde mental experienciam, usualmente, dificuldades a nível psicossocial e de funcionamento, o que, por sua vez, pode originar complicações no exercer do papel parental (Mullick, Miller e Jacob, 2001; Stalland, Norman, Huline-Dickens, Salter e Cribb, 2004 cit. in Tsai, David, Edens e Crutchfield, 2013). Assim, o objetivo do presente estudo foi o de descrever e analisar as relações entre os estilos e práticas parentais e a saúde mental dos pais, tendo em conta as características sociodemográficas. Participaram 124 pais (65 mães e 59 pais), com idades compreendidas entre 23 e 54 anos. Os filhos tinham idades compreendidas entre os 1 e 13 anos. Os participantes responderam ao Questionário de Estilos e Dimensões Parentais e o Questionário de Saúde Geral (GHQ-28). Os principais resultados obtidos revelam que existem diferenças significativas tanto nas práticas educativas como na sintomatologia entre pais e mães. As mães utilizam mais frequentemente a ligação: afeto e apoio. Os resultados revelaram ainda que as mães apresentam pontuações significativamente mais elevadas do que os pais em todos os sintomas mentais. Observámos uma relação positiva e significativa entre ansiedade e insónia, disfunção social e depressão grave e o estilo autoritário. Por outro lado o estilo permissivo estava positivamente e significativamente relacionado com disfunção social e ansiedade e insónia. A idade da criança, o nível de estudos dos participantes e a sua qualificação laboral interage com as práticas educativas. Concluímos que a saúde mental tem influência sobre os estilos e práticas parentais adotados, existindo diferenças entre pais e mães no que concerne as técnicas educativas utilizadas e à saúde mental. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201707012 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/9929 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Estilos parentais | pt_PT |
dc.subject | Práticas educativas parentais | pt_PT |
dc.subject | Saúde mental | pt_PT |
dc.subject | Crianças | pt_PT |
dc.subject | Pais | pt_PT |
dc.subject | Mães | pt_PT |
dc.title | Relação entre os estilos e práticas parentais e saúde mental: um estudo com a população geral | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Psicologia Clínica e da Saúde | pt_PT |