Repository logo
 
Publication

Concepções alternativas de alunos do 5º ano de escolaridade sobre estrutura e propriedades do ar: identificação de estratégias de mudança conceptual

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorFonseca, Jesuína
dc.contributor.advisorConboy, Joseph
dc.contributor.authorSantos, Helena Sofia Machado dos
dc.date.accessioned2015-11-27T16:30:30Z
dc.date.available2015-11-27T16:30:30Z
dc.date.issued1998
dc.date.submitted1998
dc.descriptionDissertação de Mestrado, Ciências da Educação, Escola Superior de Educação, Universidade do Algarve, 1998por
dc.description.abstractA investigação sobre o ensino das Ciências tem demonstrado, nas últimas décadas, que as crianças iniciam a sua vida escolar com ideias, crenças e expectativas sobre os fenómenos naturais. Tais representações espontâneas são geralmente designadas por concepções alternativas. Tem sido, do mesmo modo, evidenciado pela investigação que os alunos não abandonam facilmente as suas concepções prévias, em favor dos novos conceitos científicos que se lhes pretende ensinar. Assim, muitos investigadores enfatizam a importância do conhecimento dessas concepções como ponto de partida e factor essencial no processo de ensino-aprendizagem das ciências. Só uma abordagem de ensino que parta das concepções do aluno e que o confronte com eventos que põem em causa essas concepções, provocando nele o conflito cognitivo, consegue ser eficaz na promoção da mudança conceptual.pt_PT
dc.description.abstractRecenl research in science education has demonstrated that young children, even hefore entering school, already possess powerful ideas, beliefs and expectancies about natural phenomena. Such spontaneous representations are generally rcfcrred lo as altemative conceptions. The same body of research has indicatcd that students do not casily abandon their previous conceptions in favor of new scientific concepts they are taught in school. fluis, many educators emphasize the importance of understanding those conceptions as a starting point for, and an essential factor in, the teaching/leaming process in the sciences. Only through an approach to teaching that starls from naive altemative conceptions and then confronts the student with objeets and events that bring into question those conceptions - provoking a cognitive conflict in the student - will we be ablc to efficaciously promote conccpt change.pt_PT
dc.description.sponsorshipFundação Calouste Gulbenkian - Projecto E/195/97
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/7183
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectInvestigação qualitativapt_PT
dc.subjectMetodologiapt_PT
dc.titleConcepções alternativas de alunos do 5º ano de escolaridade sobre estrutura e propriedades do ar: identificação de estratégias de mudança conceptualpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Educaçãopor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Ciências da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
S14_SANTOS--Concepcoes_alternativas_de_alunos.pdf
Size:
8.45 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: