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Crianças e jovens institucionalizados: resiliência, vinculação e suporte social

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorMartins, Maria Helena
dc.contributor.authorSantos, Rita Tavira dos
dc.date.accessioned2016-05-09T14:23:32Z
dc.date.available2016-05-09T14:23:32Z
dc.date.issued2014
dc.date.submitted2014
dc.descriptionDissertação de mestrado, Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2014
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo geral analisar a resiliência, a qualidade da vinculação aos funcionários da instituição (auxiliares, cuidadores, monitores e técnicos), pais e grupo de pares e o suporte social em crianças e jovens institucionalizados. Participaram neste estudo 47 crianças e jovens, com idades compreendidas entre os 10 e os 19 anos (M =15,06; DP =2,86), maioritariamente do sexo masculino (93,6%, n= 44). Os instrumentos utilizados foram um questionário sociodemográfico construído pela investigadora, a Escala Healthy Kids Resilience Assessment Module (versão 6.0) adaptada por Martins (2005), a Escala de Vinculação aos Pais, Pares e Funcionários da Instituição adaptada por Figueiredo e Machado (2009) e a Escala de Satisfação com o Suporte Social (ESSS) adaptada por Ribeiro (1999). Os resultados gerais demonstram que na presente amostra: (i) as crianças e jovens institucionalizados apresentam uma média elevada de resiliência; (ii) apresentam níveis de vinculação acima da média com os pais, pares e funcionários, sendo nestes últimos os níveis de vinculação mais baixos; (iii) os participantes percecionam de forma positiva o suporte social e rede de apoio social de que dispõem; (iv) a resiliência está significativamente relacionada com a vinculação aos funcionários e pares; (v) o suporte social não apresenta relação com a resiliência; (vi) a vinculação aos pares está relacionada com a perceção do suporte social e rede de apoio social; (vii) a níveis elevados de vinculação aos Pares e aos Funcionários correspondem valores tendencialmente elevados de resiliência, podendo afirmar-se que estas duas variáveis predizem a resiliência neste grupo.pt_PT
dc.identifier.tid202207978
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/8182
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPsicologia da educaçãopt_PT
dc.subjectResiliênciapt_PT
dc.subjectVinculaçãopt_PT
dc.subjectSuporte socialpt_PT
dc.subjectInstitucionalizaçãopt_PT
dc.titleCrianças e jovens institucionalizados: resiliência, vinculação e suporte socialpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educaçãopt_PT

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